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dc.contributor.advisorArraes, Ronaldo de Albuquerque e-
dc.contributor.authorSantos, Mateus Mota dos-
dc.date.accessioned2023-03-24T11:48:43Z-
dc.date.available2023-03-24T11:48:43Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus Mota dos. Recorrência do status de overeducation emrabalhadores brasileiros de primeiro emprego. 2020. 48f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduaçãp em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71411-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the conditions under which Brazilian workers have been identified as overeducated in their first jobs, as well as the probability of remaining with this status throughout the analysis period, 2006-2015. In addition, it seeks to investigate the differentials of effects among those workers who were initially overeducated but were first employed in companies with differentiated productive capacity. This study is expected to bring innovative results to the literature. Information from the Annual Social Information Report (RAIS), the 2002 Brazilian Classification of Occupations (CBO), and the 2013 Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) fed a recursive probit bivariate model that allowed the empirical conduct of the study. The results show that the status of overeducation in the first job increases by 26.6%the probability of the worker repeating the same educational incompatibility in the current job, in 2015. Moreover, workers considered overeducated accelerate their transitions to jobs with appropriate educational status when they take their first job in large companies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOvereducationpt_BR
dc.subjectTrabalhadores Brasileirospt_BR
dc.subjectPrimeiro Empregopt_BR
dc.subjectProbit Bivariado Recursivopt_BR
dc.titleRecorrência do status de overeducation emrabalhadores brasileiros de primeiro empregopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tem como objetivo analisar as condições sobre as quais trabalhadores brasileiros têm sido identificados como overeducated em seus primeiros empregos, bem como a probabilidade de permanecerem com esse status ao longo do período 2006–2015. Além disso, busca-se investigar os diferenciais de efeitos entre aqueles trabalhadores inicialmente overeducated, mas que foram primeiramente engajados em empresas com capacidadeprodutivas diferenciadas. Espera-se com isso trazer resultados inovadores para literatura. Informações proveneientes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), da Classificação Brasileira das Ocupações (CBO) de 2002, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2013, alimentaram um modelo probit bivariado recursivo que permitiu a realização empírica do estudo. Os resultados mostram que o status de overeducation no primeiro emprego aumenta em 26,6% a probabilidade de o trabahador repetir a mesma incompatibilidade educacional no emprego corrente, em 2015. Além disso, trabalhadores tidos como overeducated aceleram suas transições para empregos com status educacionais condizentes ao engajarem o primeiro emprego em empresas de grande porte.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

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