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dc.contributor.advisorSilva, Soraya Madeira da-
dc.contributor.authorMelgueiro, Mateus Alencar-
dc.date.accessioned2023-03-17T11:25:41Z-
dc.date.available2023-03-17T11:25:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMELGUEIRO, Mateus Alencar. Só mais um capítulo! Comunidades literárias e ferramentas de incentivo: Criação e manutenção de hábitos de leitura. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71332-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunidade virtuaispt_BR
dc.subjectHábitospt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titleSó mais um capítulo! Comunidades literárias e ferramentas de incentivo: Criação e manutenção de hábitos de leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa procura entender de que forma as comunidades virtuais literárias, com o auxílio de ferramentas de incentivo à leitura na internet, são capazes de influenciar positivamente na criação e manutenção de hábitos de leitura dos usuários. Em primeiro momento, debruçou-se sobre a sociedade em rede e sua cultura participativa (CASTELLS, 2003; JENKINS, 2009) e seguiu-se explorando a identidade como forma de comunicação (MARTINO, 2010). Em seguida, as comunidades virtuais e seus coletivos segmentados foram explorados para entender o local do leitor no cenário de ubiquidade (RECUERO, 2009; SANTAELLA, 2013; GUANABARA; SAKAMOTO, 2018). Aprofundou-se, logo depois, no ato de ler e suas contribuições para o indivíduo em sociedade e identificou-se a existência do leitor consumidor e produtor de conteúdo que tem papel central na mediação da leitura (COLCLOUGH, 2007; COSTA, 2020; PETIT, 2009; TOFFLER, 1980). Investigou-se os estágios da construção de um novo hábito e foram explorados alguns instrumentos de fomento à leitura em plataformas digitais (CLEAR, 2019; DUHIGG, 2012). Em relação ao processo metodológico, escolheu-se a pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário estruturado e aplicado a partir de uma amostra por conveniência de 2046 usuários leitores, a fim de compreender suas perspectivas dentro da comunidade literária, suas rotinas de leitura, seus meios de consumos, suas percepções sobre os impactos das mídias interativas, motivações e formas de acesso à leitura. Observou-se que os leitores estão concentrados em três grandes redes (Instagram, Twitter e TikTok) e seus hábitos de leitura são movidos, principalmente, pelo seu tempo livre durante a semana e não em tempo estipulado de leitura diária. O expressivo aumento do consumo de livros durante o isolamento foi validado, assim como impactos dos impedimentos do acesso à leitura na consolidação do hábito. Constatou-se, por fim, que as comunidades virtuais literárias atuam como catalisadoras da criação e regulação do hábito de ler, assim como as ferramentas de incentivo colaboram positivamente para um maior consumo de livros por quem as utiliza em um cenário de cultura participativa e leitura compartilhadapt_BR
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