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Tipo: Tese
Título: Formação de educadores do campo: o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Estadual do Ceará
Autor(es): Oliveira, Diana Nara da Silva
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Educação do Campo;Política Nacional de Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo;Formação de educadores do campo;Field Education;National Policy of Field Education;Degree in Field Education;Training of field educators
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Diana Nara da Silva. Formação de educadores do campo: o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Luís Távora Furtado Ribeiro. 2023. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pesquisa refletiu sobre a formação de educadores do campo a partir de uma análise dialética sobre as contribuições dessa formação para construção de um novo perfil de educador/a do campo, tendo como ponto de partida a implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus da Universidade Estadual do Ceará. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no Materialismo Histórico DialéticoMHD, sendo a abordagem mais adequada para compreender a realidade objetiva dispostas na Licenciatura em Educação do Campo, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo e estruturada sobre procedimentos fundamentais, mesclando técnicas da Pesquisa Bibliográfica, Documental e da Pesquisa de Campo. Na pesquisa bibliográfica foi realizado levantamento de trabalhos acadêmicos no estado do Ceará e em território nacional sobre as produções mais recentes sustentando o arcabouço teórico referente às Licenciatura do Campo, formação de professores do campo, Movimentos Sociais e política educacional do campo, buscando compreender o processo de criação das LEDOCs no Brasil, bem como no estado do Ceará, além de compreender a participação dos movimentos sociais na construção dessa política. O estudo teve como base a fonte documental, onde foi realizado um levantamento dos documentos referentes à criação da política de formação de professores do campo no país, bem como sobre a implantação do LEDOC na UECE, além de documentos referentes ao financiamento, parte pedagógica e permanência dos estudantes ao longo do percurso estudantil. A pesquisa de campo com base na realização de entrevistas buscou compreender a operacionalização da política educacional de formação de professores do campo na UECE a partir de entrevistas com egressos, coordenação do curso e representante do setor de educação do MST. Como resultados, construímos um acervo bibliográfico sobre a temática em questão, concluímos que a inserção desse curso no conjunto das licenciaturas da FAFIDAM possibilitou uma mudança de postura na comunidade acadêmica, especialmente na maneira como enxergam o MST e as lutas sociais. Constatamos impactos significativos para a Universidade Estadual do Ceará, para o campus FAFIDAM e para os estudantes. Ainda avaliamos as repercussões do Movimento Nacional de Educação do Campo no estado do Ceará.
Abstract: The research reflected on the training of field educators from a dialectical analysis on the contributions of this training to build a new profile of educator/field, starting point the implementation of the Degree Course in Field Education of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos, campus of the State University of Ceará. In methodological terms, the research is based on the Dialectical Historical Materialism-MHD, being the most appropriate approach to understand the objective reality arranged in the Degree in Field Education, qualitative and structured research on fundamental procedures, merging techniques of Bibliographical, Documentary and Field Research. In the bibliographical research was carried out a survey of academic works in the state of Ceará and in the national territory on the most recent productions that support the theoretical framework regarding the Field Degree, training of teachers of the field, Social Movements and educational policy of the field, seeking to understand the process of creation of LEDOCs in Brazil, as well as in the state of Ceará, in addition to understanding the participation of social movements in the construction of this policy. The study was based on the documentary source, where a survey of the documents regarding the creation of the policy of training of teachers of the field in the country, as well as on the implementation of LEDOC in the UECE, in addition to documents related to funding, pedagogical part and permanence of students along the student path. The field research based on interviews sought to understand the operationalization of the educational policy of training of teachers in the field in UECE from interviews with graduates, course coordination and representative of the education sector of the MST. As a result, we built a bibliographic collection on the subject in question, we conclude that the insertion of this course in the set of FAFIDAM degrees allowed a change of posture in the academic community, especially in the way they see the MST and the social struggles We found significant impacts for the State University of Ceará, the FAFIDAM campus and students. We also evaluated the repercussions of the National Movement of Rural Education in the state of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71319
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