Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Ivânya Brito Milfont-
dc.date.accessioned2023-03-14T15:04:44Z-
dc.date.available2023-03-14T15:04:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria Ivânya Brito Milfont. Deficiência visual: aprendizagem matemática a partir das pesquisas realizadas entre 2016-2022. Orientador: Jorge Carvalho Brandão. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71294-
dc.description.abstractIn the first moments of human history, there were behaviors aimed at the inclusion and exclusion of the disabled, as they still occur today, although in a mild way. According to Silva (1987), the reason for talking about people with disabilities today is not only to make visible what happened in the past, but also to register what happens in the present, all the movement that contemporary society performs in the sense of contributing for a dignified and competent life of these subjects. The general objective of this study is to analyze, in publications that involve visual impairment and mathematics in Early Childhood Education and Elementary School - initial years, their contributions to the process of teaching and learning mathematics. Therefore, to carry out this study, we used Silva (1987) and the authors Pereira and Saraiva (2017) as a reference to deal with the historical process of people with disabilities in humanity; we used the current legislation aimed at inclusive education, from the first moment it is suggested in the Salamanca Declaration (1994); and research by Brandão (2006, 2010 and 2011) and Magalhães (2015) on mathematics learning by visually impaired students. This study was carried out from publications published in the annals of the two largest events promoted by the Brazilian Society of Mathematics Education - SBEM, the National Meeting of Mathematics Education - ENEM and the International Seminar on Research in Mathematics Education - SIPEM, in addition to two magazines directed for the education of people with disabilities, the Revista Brasileira de Educação Especial and the Revista Educação Especial, between the years 2016 and 2022. The methodology chosen was bibliographical research, and the collected data were analyzed following the Content Analysis phases of Bardin (2016). Only five publications were found that contemplated the keywords used in the searches, mathematics and visual impairment, and, Early Childhood Education and/or Elementary Education. In these publications, it was observed that the majority are directed to the specific teaching of mathematical contents for students with visual impairment, while the others are focused on how these subjects acquire mathematical notions. When faced with the total number of publications involving the keywords of this research, we noticed the small number of studies carried out with students with visual impairment, demonstrating that there is a real need to expand research aimed at the stages of Early Childhood Education and Elementary School – early years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleDeficiência visual: aprendizagem matemática a partir das pesquisas realizadas entre 2016-2022pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos primeiros momentos da história humana, houve comportamentos voltados para a inclusão e exclusão dos deficientes, tal qual ainda ocorrem hoje, embora, de forma amena. Conforme Silva (1987), a razão para falarmos sobre a pessoa com deficiência hoje não se encontra apenas em tornar visível o que ocorreu no passado, mas também registrar o que ocorre no presente, todo o movimento que a sociedade contemporânea realiza no sentido de contribuir para uma vida digna e competente destes sujeitos. O objetivo geral desse estudo é analisar nas publicações que envolvem a deficiência visual e a matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – anos iniciais, suas colaborações para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Portanto, para a realização desse estudo, utilizamos como referência Silva (1987) e os autores Pereira e Saraiva (2017) para tratarmos sobre o processo histórico da pessoa com deficiência na humanidade; utilizamos a legislação vigente direcionada à educação inclusiva, a partir do primeiro momento em que ela é sugerida na Declaração de Salamanca (1994); e as pesquisas de Brandão (2006, 2010 e 2011) e Magalhães (2015) sobre a aprendizagem de matemática por alunos com deficiência visual. Este estudo foi realizado a partir de publicações divulgadas nos anais dos dois maiores eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, o Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – SIPEM, além de duas revistas direcionadas para a educação de pessoas com deficiência, a Revista Brasileira de Educação Especial e a Revista Educação Especial, entre os anos de 2016 e 2022. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, e os dados coletados foram analisados seguindo as fases de Análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram encontradas apenas cinco publicações que contemplavam as palavras-chave utilizadas nas buscas, matemática e deficiência visual, e, Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental. Nestas publicações observou-se que a maioria está direcionada para o ensino específico dos conteúdos matemáticos para alunos com deficiência visual, enquanto as demais estão voltadas para como estes sujeitos adquirem noções matemáticas. Ao nos depararmos com o total de publicações que envolvem as palavras chaves desta pesquisa, percebemos a quantidade pequena de estudos realizados com alunos com deficiência visual, demonstrando que existe uma real necessidade de ampliar as pesquisas voltadas para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – anos iniciais.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_mibmteixeira.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.