Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71187
Tipo: TCC
Título: Maternidade e comunicação digital: Um estudo de caso sobre as estratégias de influência da Dra. Jannuzzi nas redes sociais
Autor(es): Vale, Ingrid Rodrigues Coelho.
Orientador: Silva, Naiana Rodrigues da
Palavras-chave: Maternidade;Influência;Redes sociais
Data do documento: 2022
Citação: VALE, Ingrid Rodrigues Coelho. Maternidade e comunicação digital: Um estudo de caso sobre as estratégias de influência da Dra. Jannuzzi nas redes sociais. 2022. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumo: O modo de se comunicar e sobretudo de comunicar sobre si ganhou novos contornos no bojo das transformações sociais, sendo não apenas um provocador dessas mudanças, mas também, de certa forma, causa delas (SIBILIA, 2015). Na esteira do novo modo de se comunicar, a figura do influenciador digital ganha destaque no contexto atual, agregando uma espécie de status e em algumas situações, seja por sua formação ou por seu notório saber, digamos assim, uma chancela para falar sobre determinado tema. Os influenciadores de nicho, que tem como berço os blogs de moda, se multiplicam e se tornaram cada vez mais relevantes (KARHAWI, 2017). Considerando esse cenário, este trabalho tem por objetivo a observação das estratégias comunicacionais de uma influenciadora de nicho, no caso de maternidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem quantiqualitativa por meio de um estudo de caso acerca as atividades da médica Anna Bárbara Jannuzzi nas redes sociais, em específico, nas plataformas Instagram e Youtube, de modo a detalhar se utiliza de estratégias da área da comunicação para estabelecer uma relação e exercer influência sobre o seu público. Para a composição da análise dos resultados foram utilizadas planilhas para a coleta de dados e seleção dos vídeos e postagens. Assim, apresenta a análise de dois vídeos do canal do YouTube e quatro postagens do Instagram da Dra. Jannuzzi, inferindo a partir da literatura especializada quais as estratégias comunicacionais são utilizadas pela influenciadora digital para atrair e manter seu público-alvo. Conclui que o campo da influência digital vem se tornando cada vez mais profissionalizado e abrindo espaço para o crescimento de novos mercados e a ascensão de novas categorias profissionais, o que reforça a necessidade de a academia acompanhar esse movimento e trazer essas novidades para a sala de aula, possibilitando que os conteúdos nas escolas de comunicação fiquem atualizados
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71187
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_ircvale.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.