Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71187
Type: TCC
Title: Maternidade e comunicação digital: Um estudo de caso sobre as estratégias de influência da Dra. Jannuzzi nas redes sociais
Authors: Vale, Ingrid Rodrigues Coelho.
Advisor: Silva, Naiana Rodrigues da
Keywords: Maternidade;Influência;Redes sociais
Issue Date: 2022
Citation: VALE, Ingrid Rodrigues Coelho. Maternidade e comunicação digital: Um estudo de caso sobre as estratégias de influência da Dra. Jannuzzi nas redes sociais. 2022. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Abstract in Brazilian Portuguese: O modo de se comunicar e sobretudo de comunicar sobre si ganhou novos contornos no bojo das transformações sociais, sendo não apenas um provocador dessas mudanças, mas também, de certa forma, causa delas (SIBILIA, 2015). Na esteira do novo modo de se comunicar, a figura do influenciador digital ganha destaque no contexto atual, agregando uma espécie de status e em algumas situações, seja por sua formação ou por seu notório saber, digamos assim, uma chancela para falar sobre determinado tema. Os influenciadores de nicho, que tem como berço os blogs de moda, se multiplicam e se tornaram cada vez mais relevantes (KARHAWI, 2017). Considerando esse cenário, este trabalho tem por objetivo a observação das estratégias comunicacionais de uma influenciadora de nicho, no caso de maternidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem quantiqualitativa por meio de um estudo de caso acerca as atividades da médica Anna Bárbara Jannuzzi nas redes sociais, em específico, nas plataformas Instagram e Youtube, de modo a detalhar se utiliza de estratégias da área da comunicação para estabelecer uma relação e exercer influência sobre o seu público. Para a composição da análise dos resultados foram utilizadas planilhas para a coleta de dados e seleção dos vídeos e postagens. Assim, apresenta a análise de dois vídeos do canal do YouTube e quatro postagens do Instagram da Dra. Jannuzzi, inferindo a partir da literatura especializada quais as estratégias comunicacionais são utilizadas pela influenciadora digital para atrair e manter seu público-alvo. Conclui que o campo da influência digital vem se tornando cada vez mais profissionalizado e abrindo espaço para o crescimento de novos mercados e a ascensão de novas categorias profissionais, o que reforça a necessidade de a academia acompanhar esse movimento e trazer essas novidades para a sala de aula, possibilitando que os conteúdos nas escolas de comunicação fiquem atualizados
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71187
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_ircvale.pdf4,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.