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Tipo: Tese
Título: Educação escolar Quilombola na Lagoa dos Crioulos no Cariri cearense: uma perspectiva curricular de afroaquilombamento
Autor(es): Santos, Ana Paula dos
Orientador: Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palavras-chave: Pedagogia de Quilombo;Educação Escolar Quilombola;Região do Cariri;Quilombo pedagogy;Quilombola School Education;Region of Cariri
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Ana Paula dos. Educação escolar Quilombola na Lagoa dos Crioulos no Cariri cearense: uma perspectiva curricular de afroaquilombamento. Orientador: Henrique Antunes Cunha Júnior. 2023. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A presente proposta de tese, pretende compreender como a educação escolar quilombola dialoga com os repertórios culturais da comunidade, a partir de uma pedagogia própria. O lócus de investigação se constitui em duas escolas quilombolas na Região do Cariri na comunidade Quilombola Lagoa dos Crioulos: Centro de Educação Infantil Luiz Rodrigues da Fonseca e a Escola de Ensino Fundamental João Rodrigues da Fonseca. Dessa forma, o objetivo geral da tese é analisar as especificidades das práticas de transmissão de conhecimento da comunidade quilombola com vistas à construção de uma proposta pedagógica de afroaquilombamento para as escolas de quilombo. E tal proposta se desdobra nos seguintes objetivos específicos: identificar uma pedagogia que caracteriza a educação quilombola a partir dos repertórios socioculturais e históricos das comunidades pesquisadas, em particular a vivências dos valores ancestrais; levantar as demandas das comunidades, no que se refere à educação escolar quilombola; investigar como as práticas comunitárias podem afroaquilombar uma pedagogia referenciada para as escolas dos quilombos. A pesquisa se qualifica como qualitativa com características etnográficas, com foco nos aspectos educacionais, tendo como interlocutores professores e comunitários quilombolas. A pesquisa utilizou-se, para a produção de dados, de entrevistas coletivas organizadas e adaptados a partir de grupo focal, observação participante, anotações em cadernos de campo. Para a análise de dados recorreu-se ao conceito e passos metodológicos pautados na afrodescendência. Concluímos, a partir dos achados da pesquisa, que as comunidades quilombolas são grupos étnicos ensinantes, que tem a possibilidade de contribuir com o afroaquilombamento do currículo a partir de pedagogias referenciadas no repertório cultural quilombola.
Abstract: This present proposal of thesis aims to understand how quilombola school education dialogues with the cultural repertoires of the community, based on a proper pedagogy. The research locus was constituted in two quilombola schools in the Region of Cariri in the community of Quilombola Lagoa dos Crioulos: Luiz Rodrigues da Fonseca Children's Education Center and the João Rodrigues da Fonseca Fundamental Education School. In this way, the general objective of the thesis is to analyze the specificities of the knowledge transmission practices of the quilombola community with a view to the construction of a pedagogical proposal of Afroaquilobamento for the quilombo schools. This proposal unfolds in the following specific objectives: to identify a pedagogy that characterizes quilombola education based on two sociocultural and historical repertoires of the researched communities, particularly experiences of ancestral values; raise the demands of the communities not referring to quilombola school education; to investigate how community practices can be afroaquilombar a differentiated pedagogy for the schools two quilombos. The research is qualified as qualitative with ethnographic characteristics with a focus on educational aspects, with teachers and quilombola communities as interlocutors. The research used, for the production of data, collective interviews organized and adapted from a focus group, participant observation, annotations in field records. For the analysis of the data, the concept and methodological steps established by Afrodescendants were used. We conclude, from two findings of the research that the quilombola communities are teaching ethnic groups that have the possibility of contributing as Afro to the development of the curriculum from pedagogies referenced in the quilombola cultural repertoire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71132
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