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Type: TCC
Title: A estética totalitária na indumentária militar nazista: uma análise a partir do filme o triunfo da vontade de Leni Riefenstahl
Authors: Santos, Francisca Rebecca Mendes
Advisor: Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Keywords: Nazismo;Indumentária militar;O triunfo da vontade
Issue Date: 2022
Citation: SANTOS, Francisca Rebecca Mendes. A estética totalitária na indumentária militar nazista: uma análise a partir do filme o triunfo da vontade de Leni Riefenstahl. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho se baseia em um estudo que busca compreender como a estética totalitária foi implementada na indumentária militar nazista, e como essa foi utilizada como ferramenta de comunicação alegórica no filme O Triunfo da Vontade de Leni Riefenstahl. Nesta busca, procurou-se analisar a construção de imagens alegóricas protagonizadas por oficiais nazistas, onde ressaltou-se a importância da indumentaria estudada como um símbolo de incentivo e disseminação do ideal nazista, e como seu uso possibilitou a estruturação dos indivíduos em sujeitos massificados, a partir de sua transformação em oficiais, de forma a legitimar os ideais políticos intrínsecos ao III Reich e – para além dele – aos regimes totalitários. A partir das reflexões e discussões propostas, foi possível compreender os elementos que potencializaram essa escalada autoritária na Alemanha, possibilitando responder os questionamentos sobre a ascensão dessa ideologia, e como técnicas do cinema e conceitos de moda ajudaram na comunicação desses ideais para uma conversão do povo alemão
Abstract: This work is based on a study that seeks to understand how the totalitarian aesthetic was implemented in Nazi military clothing, and how it was used as an allegorical communication tool in the film The Triumph of the Will by Leni Riefenstahl. In this search, we tried to analyze the construction of allegorical images carried out by Nazi officers, where the importance of the studied clothing was emphasized as a symbol of incentive and discrimination of the Nazi ideal, and how its use enabled the structuring of individuals into mass subjects, from their transformation into officers, in order to legitimize the political ideals intrinsic to the Third Reich and – beyond it – to totalitarian regimes. From the proposed reflections and discussions, it was possible to understand the elements that potentiated this authoritarian escalation in Germany, making it possible to answer questions about the rise of this ideology, and how cinema techniques and fashion concepts helped in the communication of these ideals for a conversion of the German people.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71130
Appears in Collections:DESIGN MODA - Monografias

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