Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDiógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.authorCunha, Elizangela Vale-
dc.date.accessioned2014-01-10T15:54:53Z-
dc.date.available2014-01-10T15:54:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCUNHA, Elizangela Vale. Programa Mais Educação: avaliação do processo de implementação na Escola Municipal Casimiro Montenegro. 2013. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7110-
dc.description.abstractThe object of study in this research is the More Education Program, a public policy of comprehensive education through expansion of the times and places of learning established by the Ministry of Education (MEC). The study aims at evaluating the implementation process of the program, through the research study in a public school in Fortaleza - CE, therefore chosen as the locus Municipal School Casimiro Montenegro. We study different concepts and practices of holistic education, found in authors such as: Teixeira (1962), Paulo Freire (1968), Guara (2006), Cavaliere (2000), among others which motivated the research. We reflect on the concepts of comprehensive education present in subjects involved and analyze the school routine and the repercussion of More Education Program in the local community, and also relate to the intersectionality. The study assumes that the school alone can not fully develop their students. It is an evaluative study with a qualitative approach, which sought to include the voice of many subjects through interviews and focus groups, which were instrumental in data collection. It enabled to perceive the actions of the Program for the building of an intersectoral practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPublic Policy for Educationpt_BR
dc.subjectIntegral Educationpt_BR
dc.subjectEducação e estado - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducação integral - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação (Brasil)pt_BR
dc.titlePrograma Mais Educação: avaliação do processo de implementação na Escola Municipal Casimiro Montenegropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem no objeto de estudo o Programa Mais Educação, política pública de educação integral, através da ampliação dos tempos e espaços de aprendizagem, instituída pelo Ministério da Educação (MEC). O estudo tem como objetivo principal avaliar o processo de implementação do programa, através do estudo de investigação em uma escola pública do município de Fortaleza – CE. Para tanto escolhemos como lócus a Escola Municipal Casimiro Montenegro. Estudamos diferentes concepções e práticas de educação integral, encontrado em autores como: Anísio Teixeira (1962), Paulo Freire (1968), Guará (2006), Cavaliere (2000), dentre outros que fundamentaram a investigação. Refletimos sobre as concepções de educação integral presentes nos sujeitos envolvidos e analisamos o cotidiano escolar e as repercussões decorrentes do Programa Mais Educação na comunidade local, e relacionamos, ainda, com a intersetorialidade. O estudo parte do pressuposto de que a escola sozinha não é capaz de desenvolver integralmente seus alunos. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com abordagem qualitativa, que buscou contemplar a voz dos diversos sujeitos por meio de entrevistas e grupos focais, que foram determinantes para a coleta de dados. Possibilitou perceber as ações do Programa para a construção de uma prática intersetorial.pt_BR
dc.title.enMore education program: evaluation process implementation in Montenegro Casimiro hall schoolpt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-EVCUNHA.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.