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Type: Dissertação
Title: Estratégias de patemização e modalidade patêmica
Authors: Silveira, Geana Barbosa da
Advisor: Cavalcante, Mônica Magalhães
Keywords: Argumentação no discurso;Pathos;Estratégias de patemização;Modalidade patêmica
Issue Date: 2022
Citation: SILVEIRA, Geana Barbosa da. Estratégias de patemização e modalidade patêmica. Orientadora: Mônica Magalhães Cavalcante. 2022. 101 f - Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem o propósito de caracterizar as estratégias de patemização, que podem aparecer em modalidades patêmicas ou não, por elementos de textualização, presentes em gêneros de campanhas publicitárias educativas. Tomamos por base o estudo feito por Macedo (2018), que propõe uma interface entre a Análise Argumentativa do Discurso (AMOSSY, 2018 [2006]) e a Linguística Textual (LT), proposta por Cavalcante (2016), além da pesquisa de Oliveira (2020), que propôs uma análise do pathos na argumentação pela convocação de critérios metodológicos advindos da LT, e não apenas por evidências léxico-gramaticais. Utilizamos, sobretudo, a noção de modalidades argumentativas de Amossy (2018), dentre as quais destacamos a patêmica e a pedagógica. Também recorremos à Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2007, 2009, 2016) no que diz respeito às estratégias de patemização e ao que o autor chama de efeitos possíveis pela recorrência ao pathos. A tais estratégias associamos os princípios de inferência emocional de Ungerer (2020) e os relacionamos aos processos referenciais e intertextuais, uma vez que desenvolvemos um estudo linguístico-textual. Nossa pesquisa valeu-se dessas duas categorias de textualização tomando por base a noção de referenciação (MONDADA; DUBOIS, 2016 [2003]; CAVALCANTE, 2011) e a revisitação dos processos intertextuais feitos por Carvalho (2018) para evidenciar e explicar como se dá o apelo ao pathos em textos. Para a construção do nosso corpus, foram selecionadas três campanhas publicitárias educativas: uma campanha de conscientização da Ford sobre o uso de celular na direção, uma campanha veiculada pela prefeitura de Teresina sobre medidas de prevenção contra a Covid-19 e uma campanha da prefeitura de Santana do Ipanema (AL) sobre a continuação dos cuidados a fim de evitar a propagação da Covid-19. A escolha das campanhas foi feita a partir da observação dos textos que pareciam enquadrar-se na modalidade patêmica por aliarem seu propósito a um maior investimento patêmico. Os resultados confirmaram nossa hipótese básica de que os processos referencias e intertextuais podem evidenciar a mobilização do pathos nos textos e de que esse investimento discursivo é uma das finalidades principais dos gêneros que compõem a modalidade patêmica. Pelo critério da referenciação, constatamos que as introduções referenciais e as recategorizações anafóricas evidenciam a mobilização do pathos de modo estratégico. Também constatamos que a utilização da dêixis pessoal para a mobilização do pathos é recorrentemente utilizada, uma vez que tal processo promove a inclusão do interlocutor em uma cena emocionante. No critério da intertextualidade, percebemos que o intertexto se constrói convocando certas redes referenciais que são determinantes para a mobilização do pathos, de modo que torna mais eficaz a tentativa de influenciar o outro.
Abstract: This work has the purpose of characterizing the pathemization strategies, which can appear in pathemic modalities or not, by textualization elements, present in genres of educational advertising campaigns. We are based on the study carried out by Macedo (2018), which proposes an interface between Argumentative Discourse Analysis (AMOSSY, 2018 [2006]) and Textual Linguistics (LT), proposed by Cavalcante (2016), in addition to the research by Oliveira (2020), who proposed an analysis of the pathos in the argument by invoking methodological criteria arising from the TL, and not just by lexico-grammatical evidence. We mainly use Amossy’s (2018) notion of argumentative modalities, among which we highlight the pathemic and the pedagogical. We also resort to Patrick Charaudeau’s Semiolinguistic Theory (2007, 2009, 2016) with regard to pathemization strategies and what the author calls possible effects by the recurrence of pathos. To such strategies, we associate Ungerer’s (2020) principles of emotional inference and relate them to referential and intertextual processes, since we developed a linguistic-textual study. Our research made use of these two categories of textualization, based on the notion of referencing (MONDADA; DUBOIS, 2016 [2003]; CAVALCANTE, 2011) and the revisiting of the intertextual processes made by Carvalho (2018), to highlight and explain how gives the appeal to pathos in texts. For the construction of our corpus, three educational advertising campaigns were selected; a Ford awareness campaign on the use of cell phones while driving, a campaign run by the Teresina city hall on prevention measures against Covid-19 and a campaign by the Santana do Ipanema (AL) city hall on the continuation of care in order to prevent the spread of Covid-19. The choice of campaigns was made based on the observation of texts that seemed to fit into the pathemic modality, as they combined their purpose with a greater pathetic investment. The results confirmed our basic hypothesis that the referential and intertextual processes can evidence the mobilization of pathos in a way that makes the attempt to influence the other more effective.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71057
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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