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Type: TCC
Title: Instrumento gerador de mapas afetivos com crianças do bairro Antônio Justa: o que elas têm a falar sobre o território
Title in English: Generating instrument of affective maps with children from the Antônio Justa neighborhood: what they have to say about the territory
Authors: Oliveira, Maria Yasmin Cordeiro de
Advisor: Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Keywords: Afetividade;Território;Vulnerabilidade;Desenvolvimento
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, Maria Yasmin Cordeiro de. Instrumento gerador de mapas afetivos com crianças do bairro Antônio Justa: o que elas têm a falar sobre o território. Orientadora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim. 2022. 45 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem o objetivo de descrever como é a relação de crianças do bairro Antônio Justa com o seu território. Ele tem a estratégia de destacar a potência dos afetos como categoria de análise dos processos de vulnerabilização que os moradores de um território vive e, a partir disso, discutir como o processo de desenvolvimento pode ser inserido dentro dessa discussão. Por isso, o estudo tem como base a Psicologia Ambiental Transacionalista, entendendo o ambiente na dinâmica dos espaços com quem o ocupa, além da Psicologia Social de base SócioHistórica que se aprofunda na temática da afetividade com Sawaia e, por fim, a teoria do desenvolvimento de Vygotsky, que o entende como um processo dialético do social com o particular. Para se atingir os objetivos, a pesquisa tem natureza qualitativa, pois busca-se atingir conteúdos subjetivos, usando o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos de Bomfim como estratégia para a coleta de dados. A aplicação do instrumento foi adaptada, tendo em vista o público participante. Com isso, foram desenvolvidos dez encontros com as crianças que participam das atividades da biblioteca Sonho Azul no bairro Antônio Justa. Sete desses encontros abordaram os temas do instrumento, sendo eles as características sociodemográficas, o desenho, os significados e os sentimentos em relação ao desenho, os mapas cognitivos, as qualidades, a metáfora e a escala Likert. Os outros três encontros foram usados para integrar o grupo, finalizar as atividades e fazer uma troca de experiências intergeracional, levando uma moradora para falar sobre a história do bairro. Desse modo foi possível coletar os dados de maneira vivencial e responsável. Apesar da escala não ter sido aplicada com sucesso, é possível observar que os dados apontam para uma baixa Estima de Lugar das crianças com o bairro, pois a maioria não o significa, sendo o maior foco das representações e falas as casas e as relações familiares e de amizade.
Abstract: The present paper aims to describe the relationship between children from the Antônio Justa neighborhood winthin their territory. It has the strategy of highlighting the power of affections as a category for analyzing the processes of vulnerability experienced by residents of a territory and, based on that, discussing how the development process can be inserted within this discussion. Therefore, the study is based on Transactional Environmental Psychology, understanding the environment in the dynamics of the spaces with whom it occupies, in addition to Socio-Historical Social Psychology that deepens in the theme of affectivity with Sawaia (1999) and, finally , the Vygotsky’s (2007) development theory who understands it as a dialectic process of the social with the particular. To achieve the objectives, this research has a qualitative approach, as it seeks to reach subjective contents, using The Affective Map Generator Instrument (BOMFIM, 2010) as a strategy for data collection. The application of the instrument was adapted, considering the participating public. As a result, 10 meetings were held with children who participate in activities at the Sonho Azul library in the Antônio Justa neighborhood. Seven of these meetings addressed the instrument's themes, namely the sociodemographic characteristics, the design, the meanings and feelings in relation to the design, the cognitive maps, the qualities, the metaphor and the Likert scale. The other three meetings were used to integrate the group, finalize the activities and make an intergenerational exchange of experiences, taking a resident to talk about the history of the neighborhood. Thus, it was possible to collect data in an experiential and responsible way. Despite the scale not having been successfully applied, it is possible to observe that the data point to a low Esteem for the Place of children with the neighborhood, as most do not mean it, with the greater focus of representations and speeches being on homes and family relationships and friendship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71037
Appears in Collections:PSICOLOGIA - Monografia

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