Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70983
Tipo: Resumo
Título: Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem: breves reflexões
Autor(es): Tavares, Ednando Alves
Chaves, Italo Teixeira
Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Unidades de informação;Ensino-aprendizagem;Gestão do conhecimento
Data do documento: 2022
Citação: TAVARES, Ednando Alves; CHAVES, Italo Teixeira; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem: breves reflexões. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 178-179. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: A biblioteca atua como um instrumento interdisciplinar para o ensino, essa unidade de informação possui fontes de informação que auxiliam na aprendizagem do indivíduo, o qual recebe a informação e em seguida a transforma em conhecimento. Nesse mote, objetiva-se fomentar discussões sobre a Biblioteca Universitária (BU) enquanto unidade mediadora e potencializadora na construção do conhecimento no Ensino Superior. Metodologicamente parte de um estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa, para identificar, na Ciência da Informação, os principais aspectos que integram às BUs e a gestão e construção do conhecimento. Evidencia-se como resultado que a biblioteca universitária deve ser introduzida no planejamento do ensino-aprendizagem com vistas a propiciar a autonomia da comunidade acadêmica e a desenvolver competências informacionais, sendo estes elementos fundamentais para a construção do conhecimento no Ensino Superior. Conclui-se que, apesar de termos agora espaços riquíssimos propiciadores de interação e partilha de conhecimentos, como ambientes inovadores na biblioteca universitária e recursos informacionais sofisticados, vai depender da forma como os objetivos institucionais e ações na biblioteca serão desenvolvidas, bem como a forma que se dará a apropriação desses espaços pela comunidade acadêmica. É nítido, por fim, que a BU tem grande potencial para ser uma agente ativa na construção do conhecimento por meio de produtos e serviços informacionais dinâmicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70983
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_eatavares.pdf138,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.