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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Ednando Alves-
dc.contributor.authorChaves, Italo Teixeira-
dc.contributor.authorGuerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-02-27T15:19:26Z-
dc.date.available2023-02-27T15:19:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTAVARES, Ednando Alves; CHAVES, Italo Teixeira; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem: breves reflexões. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 178-179. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70983-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnidades de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleBiblioteca universitária e ensino-aprendizagem: breves reflexõespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA biblioteca atua como um instrumento interdisciplinar para o ensino, essa unidade de informação possui fontes de informação que auxiliam na aprendizagem do indivíduo, o qual recebe a informação e em seguida a transforma em conhecimento. Nesse mote, objetiva-se fomentar discussões sobre a Biblioteca Universitária (BU) enquanto unidade mediadora e potencializadora na construção do conhecimento no Ensino Superior. Metodologicamente parte de um estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa, para identificar, na Ciência da Informação, os principais aspectos que integram às BUs e a gestão e construção do conhecimento. Evidencia-se como resultado que a biblioteca universitária deve ser introduzida no planejamento do ensino-aprendizagem com vistas a propiciar a autonomia da comunidade acadêmica e a desenvolver competências informacionais, sendo estes elementos fundamentais para a construção do conhecimento no Ensino Superior. Conclui-se que, apesar de termos agora espaços riquíssimos propiciadores de interação e partilha de conhecimentos, como ambientes inovadores na biblioteca universitária e recursos informacionais sofisticados, vai depender da forma como os objetivos institucionais e ações na biblioteca serão desenvolvidas, bem como a forma que se dará a apropriação desses espaços pela comunidade acadêmica. É nítido, por fim, que a BU tem grande potencial para ser uma agente ativa na construção do conhecimento por meio de produtos e serviços informacionais dinâmicos.pt_BR
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