Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Ednando Alves | - |
dc.contributor.author | Chaves, Italo Teixeira | - |
dc.contributor.author | Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T15:19:26Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T15:19:26Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Ednando Alves; CHAVES, Italo Teixeira; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem: breves reflexões. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 178-179. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70983 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Unidades de informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Biblioteca universitária e ensino-aprendizagem: breves reflexões | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A biblioteca atua como um instrumento interdisciplinar para o ensino, essa unidade de informação possui fontes de informação que auxiliam na aprendizagem do indivíduo, o qual recebe a informação e em seguida a transforma em conhecimento. Nesse mote, objetiva-se fomentar discussões sobre a Biblioteca Universitária (BU) enquanto unidade mediadora e potencializadora na construção do conhecimento no Ensino Superior. Metodologicamente parte de um estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa, para identificar, na Ciência da Informação, os principais aspectos que integram às BUs e a gestão e construção do conhecimento. Evidencia-se como resultado que a biblioteca universitária deve ser introduzida no planejamento do ensino-aprendizagem com vistas a propiciar a autonomia da comunidade acadêmica e a desenvolver competências informacionais, sendo estes elementos fundamentais para a construção do conhecimento no Ensino Superior. Conclui-se que, apesar de termos agora espaços riquíssimos propiciadores de interação e partilha de conhecimentos, como ambientes inovadores na biblioteca universitária e recursos informacionais sofisticados, vai depender da forma como os objetivos institucionais e ações na biblioteca serão desenvolvidas, bem como a forma que se dará a apropriação desses espaços pela comunidade acadêmica. É nítido, por fim, que a BU tem grande potencial para ser uma agente ativa na construção do conhecimento por meio de produtos e serviços informacionais dinâmicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_resumo_eve_eatavares.pdf | 138,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.