Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70849
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção de uma cartilha para docentes a partir da percepção dos(as) estudantes acerca da sociologia escolar |
Título em inglês: | Construction of a booklet for teachers based on the perception of students about school sociology |
Autor(es): | Soares, Mayara Tâmea Santos |
Orientador: | Abreu, Domingos Sávio |
Palavras-chave: | Percepções dos(as) estudantes;Pesquisa quantitativa;Pesquisa qualitativa |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SOARES, Mayara Tâmea Santos. Construção de uma cartilha para docentes a partir da percepção dos(as) estudantes acerca da sociologia escolar. Orientador: Domingos Sávio Abreu. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Enquanto disciplina, a Sociologia escolar sempre precisou se afirmar no currículo escolar, delimitando seu objeto de estudo, bem como as metodologias de pesquisa que tanto contribuem para a iniciação científica dos(as) estudantes. Com a Reforma do Ensino Médio, através da Lei Nº 13.415 de 2017, o que há pouco tempo vinha se construindo de pensamento sociológico na educação básica passa por uma reestruturação na qual seu conhecimento deixa de figurar como obrigatório enquanto disciplina. É bem verdade que, na realidade do Ceará, não chega a ser dessa forma, posto que a Sociologia permanece no currículo do ensino médio sem perda de carga horária. Ainda assim, sua trajetória tensa e descontínua contribui na formação de um imaginário da então denominada componente curricular pelos(as) estudantes. É no levantamento dessas percepções da Sociologia escolar pelos(as) discentes que a presente pesquisa se baseou para produzir um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando a referida componente. Este produto, no formato de cartilha, é resultado da pesquisa realizada pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional e apresenta dados acerca do currículo, metodologia, avaliação e material didático, extraídos de um levantamento feito com os(as) estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) com técnicas de entrevistas (MENEGON, 2010) e grupos focais (VEIGA; GONDIM, 2001); e, também é quantitativa, com método exploratório através do uso de questionário online (FALEIROS et al., 2016). Os resultados da pesquisa estão relacionados aos dois sujeitos de foco: no caso dos(as) estudantes, percebemos, por exemplo, como a Sociologia se situa em um lugar importante nas suas vivências, seja na construção e na mudança de opinião acerca de determinados assuntos ou na própria compreensão de si enquanto jovem e cidadão. No caso do segundo sujeito de foco, os(as) professores(a) aprovaram a cartilha, mas contribuíram com observações precisas para uma segunda edição. Sobretudo, e independente da formação do(a) docente, o objetivo sempre se manifestava na busca pela formação do indivíduo, na reafirmação constante da relevância da Sociologia tanto quanto outras componentes consolidadas no currículo como Matemática e Português |
Abstract: | Even though it gained the status of a discipline with Law Nº 11,684 of 2008, Sociology has always had to assert itself in the school curriculum, delimiting its object of study, as well as the research methodologies that contribute so much to the scientific initiation of students. However, with the Secondary Education’s reform, through 2017’s Law No. 13,415, what a short time ago was being built as a sociological thinking in basic education passes to a restructuring, in which this knowledge ceases to appear as mandatory as a discipline. It is quite true that, in Ceará’s reality, this is not the case, since Sociology remains in the high school curriculum without workload loss. Even so, this tense and discontinuous trajectory contributes to the formation of an imaginary of the so-called curricular component by the students. It is on the survey of these perceptions of school Sociology by the students that the present research was based to produce support material for the teacher who works teaching the referred component. This product, in spelling book format, is the result of research carried out by the Professional Master's Degree in Sociology in National Network, and presents data about the curriculum, methodology, evaluation and didactic material, extracted from a survey carried out with the students. It is, therefore, a qualitative research (BODGAN; BIKLEN, 1994) with interview techniques (MENEGON, 2010) and focus groups (VEIGA; GONDIM, 2001); and, it is also quantitative, with an exploratory method through the use of an online questionnaire (FALEIROS et al., 2016). The research results are related to the two subjects of focus: in the case of the students, we noticed, for example, how Sociology occupies an important place in their experiences, whether in the construction and change of opinion about certain subjects, or in their own understanding of themselves as young people and citizens. In the case of the second focus subject, the teachers approved the material, but contributed with precise observations for a second edition. Above all, and regardless of the teacher's training, the objective was always manifested in the search for the individual's training, in the constant reaffirmation of the relevance of Sociology as well as other consolidated components in the curriculum such as Mathematics and Portuguese language |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70849 |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mtssoares.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.