Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70840
Type: | TCC |
Title: | Um Panorama do conhecimento em blockchain por discentes desenvolvedores |
Authors: | Temoteo, Pedro Gabriel Rodrigues Luna |
Advisor: | Coutinho, Emanuel Ferreira |
Keywords: | Blockchain (Base de dados);Conhecimento;Alunos |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | TEMOTEO, Pedro Gabriel Rodrigues Luna. Um Panorama do conhecimento em blockchain por discentes desenvolvedores. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com o emergente crescimento da tecnologia de Blockchain nos últimos anos, cada vez mais, e possível identificar suas relação com diversas áreas da sociedade, devido a sua característica de confiabilidade nas transações de dados. Entre estas áreas a da Educação vem ganhando seu destaque, desenvolvendo pesquisas e tecnologias de dentro das universidades. Diversos programas e projetos, relacionando instituições de ensino e tecnologia estão sendo desenvolvidas. Entretanto, a área da Educação não só pode ser um ambiente focado em desenvolvimento e pesquisa externa, deve ser também um ambiente de aprendizado e desenvolvimento por parte dos discentes, formando, profissionais qualificados, para esta nova área do mercado. Neste contexto, a pesquisa realizada neste trabalho visa através da aplicação de um questionário, analisar o que os discentes conhecem sobre a tecnologia de Blockchain, criando um perfil destes discentes e apontando possíveis melhorias na capacitação na tecnologia. |
Abstract: | With the emerging growth of Blockchain technology in recent years, it is increasingly possible to identify its relationship with different areas of society, due to its characteristic of reliability in data transactions. Among these areas, Education has been gaining prominence, developing research and technologies from within universities. Several programs and projects, linking educational institutions and technology are being developed. However, the Education area can not only be an environment focused on development and external research, it should also be a learning and development environment for the students, forming qualified professionals for this new area of the market. In this context, the research carried out in this work aims, through the application of a questionnaire, to analyze what students know about Blockchain technology, creating a profile of these students and pointing out possible improvements in technology training. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70840 |
Appears in Collections: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_pgrltemoteo.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.