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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação das ações da política de assistência estudantil do IFCE a partir das necessidades específicas das discentes mães do Campus Acaraú
Autor(es): Serpa, Elidiane Ferreira
Orientador: Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Palavras-chave: Avaliação;Assistência Estudantil;Trabalho reprodutivo;Discentes-mães;Evaluation;Student assistance;Reproductive work;Student mothers
Data do documento: 2020
Citação: SERPA, Elidiane Ferreira. Avaliação das ações da política de assistência estudantil do IFCE a partir das necessidades específicas das discentes mães do Campus Acaraú. Orientadora: Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A posição social que as mulheres ocupam, especialmente as que são mães, tem sido inferior à dos homens como nos mostra a história da sociedade. Documentos históricos, estatísticas, teorias, experiências vividas e compartilhadas entre mulheres despertaram um olhar crítico sobre as problemáticas enfrentadas por esses sujeitos. A partir da minha inserção profissional, como assistente social no IFCE /campus Acaraú, e enquanto estudante do MAPP/UFC, decidimos avaliar a Política de Assistência Estudantil do IFCE a partir das necessidades específicas das discentes-mães que estudam no campus Acaraú. A perspectiva da avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008) foi tomada como um dos métodos para guiar a realização dessa pesquisa. A avaliação da Política de Assistência Estudantil do IFCE se deu a partir de quatro aspectos: contexto histórico de sua constituição; trajetória dessa Política no IFCE; análise do conteúdo das normativas dessa Política; e o espectro temporal e territorial da implementação dessa Política no campus Acaraú. Utilizamos, também, teorias feministas materialista-dialética na construção das análises em torno das condições de vida das discentes-mães. Saffioti (2005) explica como o sistema patriarcal está na base das relações de gênero entre homens e mulheres, sustentando a dominação daqueles sobre estas. Nesse contexto, observamos o desenvolvimento do modo de produção capitalista, através da apropriação das relações de dominação patriarcal, intensificando a exploração das mulheres nas esferas públicas e privadas. Dessa forma, as relações sociais reproduzidas no mundo do capital acarretam a subordinação das mulheres em todos os âmbitos sociais. As discentes-mães em questão vivenciam circunstâncias diferenciadas que dificultam o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, quando comparadas às demais estudantes que não possuem filhos. A invisibilidade e naturalização do trabalho reprodutivo não-pago das discentes-mães, estão no cerne da exploração e opressões que elas sofrem. Desse modo, defendemos que a Política de Assistência Estudantil do IFCE evidencie essa conjuntura para que sejam pensadas e implementadas ações específicas para as discentes-mães como um instrumento de combate às desigualdades de gênero.
Abstract: The social position which women hold, especially the ones who are mothers, has been inferior to men’s, as we can see through the history of society. Historical documents, statistics, theories, lived and shared experiences among women aroused a critical look over the problems faced by these subjects in their everyday lives. Having my own professional insertion in mind, as a social assistant at IFCE campus Acaraú, and as a student at MAPP/UFC, it was decided to evaluate the Student Assistance Policy from IFCE, going over the specific necessities of the students who are mothers which study at the campus of Acaraú. The evaluation perspective in depth (RODRIGUES, 2008) was taken as one of the methodologies to guide the execution of this research. The examination of the Student Assistance Policy of IFCE pointing out four aspects: historical context of its constitution; the journey this Policy went through at IFCE; the analysis of the norms content of this Policy; and the temporal and territorial ranges of the establishment of the mentioned Policy at the campus of Acaraú. Linked to this method, we also used materialistic dialectic feminist theories to build up analysis about the life conditions of the student mothers. Saffioti (2005) explains how the patriarchal system is on the basis of the gender relations between men and women, supporting the domination of the former upon the latter. Inside this context, we have observed the development of the capitalist methods of production, through the seizing of the relations of patriarchal domination, intensifying the exploitation of women on the public and private domains. This way, the social relations reproduced in the capital world result in the subordination of women in all areas. The students who are mothers at the campus Acaraú live under differentiated cirscumstances, which make harder for them to advance in their academic lives, when compared to the students who do not have children. The invisibility and naturalisation of the reproductive non-paid work, carried out by the students who are mothers, are in the center of their exploitation and oppression suffered by them. Therefore, we defend that the Student Assistance Policy of IFCE make this set of aspects clear so that specific actions for the students who are mothers can be thought and executed in the institution, in order to use this Policy as an instrument of combat against gender inequalities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70572
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