Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70527
Type: TCC
Title: A experiência no projeto formamus: uma proposta de gerenciamento de publicações em educação musical
Authors: Alves, Sara Sousa
Advisor: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Keywords: Música e Tecnologia;Formação Docente;Educação Musical
Issue Date: 2019
Citation: ALVES, S. S. A experiência no projeto formamus: uma proposta de gerenciamento de publicações em educação musical. 2019. 56f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa irá explanar sobre o Projeto FORMAMUS, que está vinculado ao laboratório de pesquisa e práticas em educação musical (LAPPEM), do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), ​Campus Sobral. A justificativa deste trabalho tem como ideias centrais facilitar e direcionar o acesso às publicações e atividades existentes na área de educação musical, através de um trabalho de análise, catalogação e divulgação do vasto campo de produções científicas e atividades de educação musical que estão disponíveis na ​Web ​junto ao site do “projeto FORMAMUS”. Nesta perspectiva, o referido trabalho pretende instigar aos profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de música (educadores musicais, músicos, professores de artes, pedagogos, entre outros) para a importância do conhecimento produzido e da otimização no acesso às publicações e ideias de atividades disponíveis na área de música/educação musical. Portanto, a proposta central da pesquisa visa compilar e catalogar publicações relacionadas com a área de música/educação musical, as quais estão disponíveis em diferentes bases de dados da internet, no intuito de otimizar o gerenciamento no acesso a tais publicações e atividades musicais em um único ambiente virtual. A pergunta de partida da pesquisa tem como indagação: quais as influências na utilização de um site como repositório de materiais para a atuação dos profissionais que trabalham na área de música/educação musical ou áreas afins? Como apontamentos preliminares, destaca-se que tal pesquisa contribui para orientar o desenvolvimento de estudos que envolvam trabalhos de levantamento e/ou catalogação de publicações na área de música. Além disso, tal perspectiva auxiliará os diversos profissionais que atuam na área no suporte para conhecimento de referencial teórico com temáticas relacionadas e, também, possibilita que tais agentes encontrem pesquisas e atividades que contextualizam suas práticas ou fundamentem as dificuldades vivenciadas no seu cotidiano de trabalho.
Abstract: This research will explain about the FORMAMUS Project, which is linked to the research laboratory and practices in music education (LAPPEM), the Music Course - Bachelor's degree from the Federal University of Ceará (UFC), ​Campus Sobral. The justification of this work has as central ideas facilitate and direct access to existing publications and activities in the area of musical education, through a work of analysis, cataloguing and dissemination of the vast field of scientific productions and music education activities that are available on web next to the "FORMAMUS project" website. In this perspective, this work aims to encourage professionals who work directly or indirectly in the area of music (musical educators, musicians, arts teachers, pedagogues, among others) to the importance of the knowledge produced and the optimization in access to publications and ideas of activities available in the area of music /music education. Therefore, the central proposal of the research aims to compile and catalog publications related to the area of music education/music, which are available in different internet databases, in order to optimize management in access to such publications and musical activities in a single virtual environment. The starting question of the research is asked: what are the influences on the use of a website as a repository of materials for the performance of professionals working in the area of music / music education or related areas? As preliminary notes, it is noteworthy that such research contributes to guide the development of studies tha involving work of lifting and/or cataloguing of publications in the area of music. In addition, this perspective will assist the various professionals who work in the area in support for knowledge of theoretical framework with related themes and, also, allows these agents to find research and activities that contextualize their practices or support the difficulties experienced in their daily work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70527
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_ssalves.pdfALVES, S. S. A experiência no projeto formamus: uma proposta de gerenciamento de publicações em educação musical. 2019. 56f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.