Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70474
Tipo: Resumo
Título: As revistas da crise: Manchete e O Cruzeiro na crise de agosto de 1954
Autor(es): Rosalino, Antonio Robson de Freitas
Palavras-chave: Imprensa;Fontes;Getúlio Vargas
Data do documento: 2022
Citação: ROSALINO, Antonio Robson de Freitas. As revistas da crise: Manchete e O Cruzeiro na crise de agosto de 1954. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 116. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: O presente trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre fontes que fazem parte da grande imprensa brasileira da década de 1950, especificamente a revista Manchete e O Cruzeiro. Publicadas semanalmente, mas fundadas em anos distintos, estes periódicos veicularam diversas matérias sobre a crise de 1954. Apesar da historiografia sobre o segundo governo Vargas (1951-1954) destacar o envolvimento dos jornais no desenrolar dos acontecimentos no mês de agosto de 1954, as revistas possuem uma grande relevância como fonte pelos discursos veiculados em suas páginas, além da construção de uma visibilidade através do fotojornalismo utilizado. Desse modo, estes impressos serão analisados de maneira comparativa e amparando-se nas discussões historiográficas já realizadas sobre o tema. Intenciona-se evidenciar como estas duas revistas tiveram algumas semelhanças e diferenças nas reportagens que veicularam durante a crise e como as suas respectivas formas de tratamento do tema da crise mudaram após a morte de Getúlio Vargas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70474
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_arfrosalino.pdf133,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.