Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70451
Type: Dissertação
Title: Música e tecnologia na escola: diretrizes pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental guiadas pela bncc
Authors: Carvalho, Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira
Advisor: David, Priscila Barros
Keywords: Linguagem musical;Tecnologias digitais;Ensino remoto;Etnografia
Issue Date: 2022
Citation: CARVALHO, Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira. Música e tecnologia na escola: diretrizes pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental guiadas pela bncc. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino da linguagem musical nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica brasileira juntamente com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem sido investigado como uma estratégia que pode favorecer os processos de ensino e de aprendizagem na escola. Contudo, faz-se necessário que o professor adote uma metodologia que os contextualize e que possa ser guiada por diretrizes pedagógicas atuando como um componente didático na promoção de atividades na área de música com TDIC. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar, à luz da etnografia interacional, as experiências desenvolvidas no “Projeto Música e Tecnologia na Escola”, durante o ensino remoto, na Escola de Ensino Fundamental Professora Francisca Florência da Silva, tendo em vista a elaboração de diretrizes pedagógicas para o ensino da linguagem musical com tecnologias digitais baseadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Para tanto, buscou: analisar, numa perspectiva êmica, as experiências desenvolvidas no projeto, elencando objetivos de aprendizagem, conteúdos, estratégias metodológicas de ensino, recursos digitais e procedimentos de avaliação, que proporcionaram suporte ao ensino da linguagem musical mediado pelas TDIC durante o ensino remoto; identificar os casos expressivos (telling cases) da pesquisa em busca de práticas pedagógicas vivenciadas durante o projeto, comumente invisíveis, e, por fim, propor diretrizes pedagógicas para o ensino da linguagem musical com tecnologias digitais, baseadas na BNCC, a partir dos resultados relacionados às vivências do projeto, a serem organizadas em um e-book voltado aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem etnográfica, visou compreender o universo dos sujeitos e o contexto do projeto, adotando: a revisão bibliográfica e documental, a observação participante, as aplicações de questionários on-line e entrevistas, os sistemas descritivos e os registros tecnológicos (audiovisuais e fotográficos). A análise dos dados baseou-se em uma análise contrastiva a partir dessas diferentes fontes de dados, no intuito de construir explicações ou relatos conceitualmente estruturados dos fenômenos culturais em estudo. Por fim, os resultados identificaram a segunda e a quarta aulas como casos expressivos em que permitiram desvelar práticas pedagógicas, variados recursos digitais e estratégias metodológicas de ensino, que foram organizados em conformidade com as diretrizes da BNCC e serviram de referência para o desenvolvimento de uma proposta com diretrizes pedagógicas que foram divulgadas em um e-book.
Abstract: The teaching of musical language in the early years of fundamental education in Brazilian basic education, together with the use of digital information and communication technologies (DICT) has been investigated as a strategy that can favor the teaching and learning processes at school. However, it is necessary for the teacher to adopt a methodology that contextualizes them and that can be guided by pedagogical guidelines maintained as a didactic component in the promotion of activities in the area of music with DICT. Thus, this research had the general objective of investigating, in the light of interactional ethnography, the experimental experiences in the “Music and Technology at School Project”, during remote teaching, at the Professora Francisca Florência da Silva Elementary School, with a view to elaborating of pedagogical guidelines for teaching musical language with digital technologies aspired to by the Brazilian National Common Curricular Base - BNCC. Therefore, it sought to: analyze, from an emic perspective, the experiences developed in the project, listing learning objectives, contents, instructional methodological strategies, digital resources and evaluation procedures, which support the teaching of musical language mediated by DICT during teaching remote; identify the expressive cases of the research in search of pedagogical practices experienced during the project, which are commonly invisible, and, finally, propose pedagogical guidelines for teaching musical language with digital technologies, guided by the BNCC, based on the results related to the experiences of the project , to be organized in an e-book aimed at teachers in the early years of elementary school. The research, with an ethnographic approach, aimed to understand the universe of the subjects and the context of the project, adopting: a bibliographical and documental review, participant observation, applications of online interviews and interviews, descriptive systems and technological records (audiovisual and photographic). Data analysis was based on a contrastive analysis from these different data sources, in order to construct or conceptually report the cultural phenomena under study. Finally, the results identified the second and fourth classes as expressive cases in which they allowed the development of pedagogical practices, digital resources and instructional methodological strategies, which were organized in accordance with the BNCC guidelines and served as a reference for the development of a proposal with pedagogical guidelines that were released in an e-book.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70451
Appears in Collections:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_tcdcvcarvalho.pdf7,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.