Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Jerfson Moura | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Henrique Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T20:39:51Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T20:39:51Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Henrique Fernandes de. Estudo de métodos clássicos e numéricos para obtenção de esforços solicitantes em longarinas de pontes. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70436 | - |
dc.description.abstract | The structural analysis of bridges is one of the stages of structural design. This step can be done using several existing methods that were developed during history, some methods are quite old and are considered as classical and others are more current and have more accurate and realistic considerations. With these temporal differences between the existing methods, we tried to compare the efforts in bridge stringers between the simplified analysis and the finite element method, the former was developed using the Ftool software and the latter was developed in SCIA Engineer, a three-dimensional modeling software to obtain the efforts. The results achieved were: the graphical comparison between the diagrams, noticing the differences between the way the loads are distributed to the beam; the consideration of moments generated at the supports due to transversals, which was not considered in the classical method, and the average differences between the methods of 19% and 20% for the shear and bending moment, in the permanent loads, and 43% and 56% for the shear and bending moment, in the variable loads. This difference was due to the finite element method considering the resistance of other structural elements, such as slabs, stringers and the 2nd string, resulting in lower efforts in the analyzed string, while the classical method presents all efforts concentrated in the string, not considering any structural elements, only the string itself and the supports. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Ponte | pt_BR |
dc.subject | Longarina | pt_BR |
dc.subject | SCIA Engineer | pt_BR |
dc.subject | Análise simplificada | pt_BR |
dc.subject | Métodos clássicos | pt_BR |
dc.title | Estudo de métodos clássicos e numéricos para obtenção de esforços solicitantes em longarinas de pontes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A análise estrutural de pontes é uma das etapas dos projetos de estrutura. Essa etapa pode ser feita utilizando diversos métodos existentes que foram desenvolvidos durante a história, alguns métodos são bastante antigos e estes são considerados como clássicos e outros são mais atuais e que possuem considerações mais precisas e realísticas. Com essas diferenças temporais entre os métodos existentes, procurouse comparar os esforços em longarinas de pontes entre a análise simplificado e o método de elementos finitos, o primeiro foi desenvolvido utilizando o software Ftool e o último foi desenvolvido no SCIA Engineer, software de modelagem tridimensional para a obtenção dos esforços. Os resultados alcançados foram: a comparação gráfica entre os diagramas, percebendo as diferenças entre a forma que as cargas são distribuídas até a longarina; a consideração de momentos gerados nos apoios devido a transversinas, na qual não foi considerado no método clássico, e as diferenças médias entre os métodos de 19% e 20% para a cortante e momento fletor, nas cargas permanentes, e 43% e 56% para a cortante e momento fletor, nas cargas variáveis. Essa diferença foi devido ao método de elemento finitos considerar a resistência de outros elementos estruturais, como lajes, transversinas e a 2º longarina, resultando em esforços menores na longarina analisada, enquanto no método clássico apresenta todos os esforços concentrados na longarina, não considerado quaisquer elementos estruturais, apenas a própria longarina e os apoios. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_hfazevedo.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.