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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70391
Type: | Dissertação |
Title: | Accessible interactions 500: um jogo de tabuleiro híbrido inclusivo com realidade aumentada para auxiliar o ensino de química a alunos surdos e ouvintes |
Authors: | Fernandes, Natalia da Silva |
Advisor: | Carvalho, Windson Viana de |
Co-advisor: | Leite Júnior, Antonio José Melo |
Keywords: | Surdos;Aprendizagem;Jogos;Realidade aumentada;Química |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | FERNANDES, Natalia da Silva. Accessible interactions 500: um jogo de tabuleiro híbrido inclusivo com realidade aumentada para auxiliar o ensino de química a alunos surdos e ouvintes. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de Química apresenta muitos desafios, pois é uma disciplina considerada pela maioria dos alunos como complexa e abstrata, dificultando sua aprendizagem. No contexto dos alunos surdos, os desafios são ainda maiores, visto que, na grande maioria, as metodologias de ensino aplicadas são pautadas no público ouvinte. Nesse sentido, os jogos acessíveis são ferramentas pedagógicas promissoras para minimizar essa problemática. A literatura comprova que os jogos são capazes de impactar no processo de aprendizagem dos alunos, em razão do aumento do engajamento e por despertarem o interesse em aprender os conteúdos escolares de uma forma mais divertida. Neste contexto, este estudo analisa a aplicação de um jogo híbrido estendido com Realidade Aumentada (RA) no ensino de Química para alunos surdos e ouvintes. Na revisão sistemática da literatura realizada durante esta pesquisa, observou-se que existem poucas soluções para o uso de RA para o ensino de Ciências a surdos. A grande maioria dos estudos utiliza a RA para ensinar língua de sinais às pessoas surdas. Busca-se assim contribuir para a inserção de novas metodologias no ensino de Ciências para pessoas surdas e suscitar novas reflexões sobre essa temática. Um estudo de caso aplicando o jogo, por meio de uma pesquisa-ação, foi realizado em uma escola pública estadual localizada no município de Fortaleza, Ceará. Participaram 21 alunos, 6 surdos e 15 ouvintes. Foram aplicadas duas versões, uma analógica, adaptada do jogo Interactions 500, e uma híbrida, desenvolvida com elementos analógicos e híbridos a partir da versão analógica. Os resultados mostraram que o jogo foi muito bem aceito pelos alunos, embora não tenha sido observada uma diferença significativa entre os pré e pós testes aplicados quando comparado com a versão analógica do jogo. |
Abstract: | Chemistry teaching presents many challenges. Most students consider it complex and abstract, making its learning difficult. In the context of students who are deaf, the challenges are even more significant since, for the most part, the teaching methodologies applied to Chemistry education are based on visual and oral elements. In this sense, accessible games are promising pedagogical tools to minimize this problem. Literature proves that games can impact the students' learning process due to increased engagement and arouse interest in learning school content in a more fun way. In this context, this study analyzes the application of an extended hybrid game with Augmented Reality (AR) in teaching chemistry to deaf and hearing students. In the systematic review of the literature carried out during this research, we observed a few solutions for using AR for teaching Science to deaf students. The vast majority of studies found use AR to teach sign language. Our research aims to contribute to the insertion of new methodologies in the teaching of Science for people who are deaf and to raise new reflections on this theme. A case study applying the game, through action research, was carried out in a state public school located in the city of Fortaleza, Ceará. 21 students participated, 6 deaf and 15 hearing. Two versions were applied, an analogue one, adapted from the Interactions 500 game, and a hybrid one, developed with analogue and hybrid elements from the analogue version. The results showed that the game was very well accepted by the students, although there was no significant difference between the pre and post tests applied when compared to the analog version of the game. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70391 |
Appears in Collections: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
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