Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70367
Tipo: TCC
Título : Memes nas interfaces: Um estudo sobre a comunicabilidade dos memes aplicados em interfaces digitais
Autor : Santos, Adrielle Alves dos
Tutor: Sousa, Paulo Victor Barbosa de
Palabras clave : Memes;Engenharia semiótica;Design de interfaces de usuário;Comunicação
Fecha de publicación : 2022
Citación : SANTOS, Adrielle Alves dos. Memes nas interfaces: Um estudo sobre a comunicabilidade dos memes aplicados em interfaces digitais. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá,2022.
Resumen en portugués brasileño: Observa-se que os memes têm sido amplamente utilizados em diversas aplicações como forma de comunicação. A escolha pelo uso de memes como comunicação pode estar muitas vezes relacionada ao seu poder de compartilhamento, alcance e de aproximação, sendo utilizado cada vez mais em mídias como peças publicitárias e tomando espaço também nas interfaces digitais. Dessa forma, neste trabalho foi realizado um experimento de aplicação de memes em interfaces digitais em diversos momentos na interação, com o objetivo de captar as percepções dos usuários sobre o uso dos memes como comunicação. A avaliação foi realizada por meio de dois métodos, o Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC), embasado na Engenharia Semiótica, que é a teoria centrada na comunicação, e um questionário aplicado ao fim das interações. A partir dos resultados das avaliações, pôde-se observar que os usuários conseguiram ter uma boa compreensão sobre os memes utilizados na plataforma, além de que os memes ajudaram os usuários durante a interação, auxiliando a recuperarem-se de rupturas, sendo um resultado muito positivo.
Abstract: Memes have been widely used in several applications as a way of communication. The choice to use memes as communication can often be related to their power of sharing, reach and approach, being used more and more in media such as marketing pieces and also taking up space in digital interfaces. Thus, in this work, an experiment was carried out by applying memes in digital interfaces at different moments in the interaction, with the objective of capturing the users’ perceptions about the use of memes as communication. The evaluation was carried out using two methods, the Communicability Evaluation Method (CEM), based on Semiotic Engineering, which is a theory centered on communication, and also a questionnaire applied at the end of interactions. Observing the evaluations results, it was possible to consider that the users were able to have a good understanding of the memes used on the platform, in addition to the fact that memes were useful to users at the interaction, helping them to recover from disruptions, being a very positive result.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70367
Aparece en las colecciones: DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_aadsantos.pdf45,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.