Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70349
Tipo: Resumo
Título : Algumas notas introdutórias sobre o ritual Yalsa Steira da etnia Brame da Guiné-Bissau: os Brames ou Mancanhas
Autor : Oliveira, Lenilda da Costa Lima
Palabras clave : Guiné-Bissau;Etnia Brame;Ritual
Fecha de publicación : 2022
Citación : OLIVEIRA, Lenilda da Costa Lima. Algumas notas introdutórias sobre o ritual Yalsa Steira da etnia Brame da Guiné-Bissau: os Brames ou Mancanhas. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 85. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumen en portugués brasileño: É de suma importância quando nós, brasileiros/as estudamos o continente africano, suas dimensões políticas, culturais e econômicas, nesta roda de conversa, irei trazer algumas notas introdutórias sobre um país africano, O objetivo é discutir o ritual de Yalsa steira praticada na etnia Brame da Guiné- Bissau. São vários rituais que esta etnia prática após a morte de uma pessoa adulta e antes de Toca-Tchur, com foco no ritual Yalsa steira. Em termos de metodologia fazer esse diálogo com a interdisciplinaridade entre os povos da etnia Brame e seus rituais, entre rituais que se faz depois do funeral, destacamos o Yalsa steira que significa levantar esteira onde se encontrava o corpo da pessoa falecida, mas na etnia Brame o significado do termo é outro. Consiste num ato de desligamento da pessoa deste mundo para outro mundo através do ritual. Este ritual será abordado em minha dissertação de conclusão de curso Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade UNILAB.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70349
ISBN : 978-65-00-61083-3
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_resumo_eve_lcloliveira.pdf133,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.