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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fontenele, Raimundo Eduardo Silveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Adarton Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T14:48:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T14:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Adarton Fernandes. A evolução do transporte rodoviário de passageiros intermunicipal não regulamentado no Estado do Ceará. 2001. 66f. Monografia (Especialização em Planejamento e Desenvolvimento Econômico)- FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70322 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transportes intermunicipais não regulamentados | pt_BR |
dc.title | A evolução do transporte rodoviário de passageiros intermunicipal não regulamentado no Estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Sistema Rodoviário por ônibus , é a principal modalidade do transporte de passageiros utilizada no Brasil. A última década, notadamente os últimos anos, têm-se caracterizado pela grande proliferação dos transportes intermunicipais, não regulamentados ou irregulares, ou ainda chamados de clandestinos. O objetivo deste trabalho foi procurar conhecer as principais razões que levaram o setor a tamanha transformação de ordem corporativa; porque não dizer ao total desgoverno pelo qual se encontra na atualidade. Mostrar um retrato fidedigno que traduza a real situação do segmento transporte rodoviário de passageiros no Estado do Ceará. Os resultados alcançados mostram um setor onde observa-se um verdadeiro embate sócioeconômico, fisiológico, às vezes, mesmo físico entre os atores envolvidos, ou seja, governo, empresários regularmente constituídos e "topiqueiros". Estes últimos vêm demonstrando cada vez mais, maior organização administrativa , poder político e ampliação do espaço ocupado no mercado, de forma gradativa e constante. Se não houver de forma emergencial uma atuação reguladora e fiscalizadora séria e eficaz, por parte do poder público, certamente estaremos diante de um quadro caótico irreversível, num breve espaço de tempo. O governo tem por obrigação agir ativamente para a melhoria de qualidade na prestação de serviço dos concessionários, não somente nas exigências quando das licitações como e principalmente durante o período da concessão, onde absurdos de infrações ao regulamento que rege o transporte coletivo de passageiros são cometidos de forma abusiva. Os indivíduos , aqueles que usam e mantêm o sistema seriam os maiores beneficiários. As falhas de mercado constituem a principal mola propulsora para a expansão de diversidade de oferta. É fato que a má qualidade no atendimento ao cliente dificulta a fidelidade do usuário ao seu prestador de serviço. Resta as empresas não ficar apenas no aguardo do cumprimento do dever do poder público, de combate ao transporte rodoviário irregular. Se o sucesso for alcançado, a população agradece. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - EPDE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2001_mon_aflima.pdf | 51,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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