Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70313
Tipo: Resumo
Título: Estudo comparativo da desilusão amorosa em duas canções de Chico Buarque
Autor(es): Cavalcanti, Raquel Nunes
Palavras-chave: Semiótica;Semiótica da canção;Chico Buarque
Data do documento: 2022
Citação: CAVALCANTI, Raquel Nunes. Estudo comparativo da desilusão amorosa em duas canções de Chico Buarque. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 81. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: Ao comparar o álbum Chico Buarque de Hollanda (1966) com os álbuns seguintes, percebeu-se uma particularidade discursiva no primeiro, ao impor uma intensidade diferenciada no tocante às decepções amorosas. A fim de analisar e explicitar essas diferenças de estilo na construção da melancolia, propõe-se a comparação entre uma canção de Chico Buarque de Hollanda (1966) e outra de Chico Buarque de Hollanda vol.2 (1967), com base em Tatit (1997; 2002; 2016; 2021), Fiorin (2007) e Lopes (2022), para a análise da configuração passional que constroem a disjunção e a conjunção da letra. A hipótese é a de que as canções "Você Não Ouviu" e "Com Açúcar, Com Afeto" se relacionam de um modo divergente no tocante à abordagem do amor. A primeira trata da desilusão amorosa sobre a qual já há conformidade do ator, além de estabelecer um enunciador masculino e o ritmo de samba como importante característica. A outra canção retrata uma situação em que existe revolta e tristeza plena, com um enunciador feminino e a entonação caracterizada como algo que vai da tristeza à revolta, em que não há saídas felizes do amor que machuca. Estes aspectos reverberam modos opostos da construção axiológica do amor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70313
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_rncavalcanti.pdf133,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.