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dc.contributor.authorCavalcanti, Raquel Nunes-
dc.date.accessioned2023-01-26T19:02:48Z-
dc.date.available2023-01-26T19:02:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Raquel Nunes. Estudo comparativo da desilusão amorosa em duas canções de Chico Buarque. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 81. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70313-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSemiótica da cançãopt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.titleEstudo comparativo da desilusão amorosa em duas canções de Chico Buarquept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo comparar o álbum Chico Buarque de Hollanda (1966) com os álbuns seguintes, percebeu-se uma particularidade discursiva no primeiro, ao impor uma intensidade diferenciada no tocante às decepções amorosas. A fim de analisar e explicitar essas diferenças de estilo na construção da melancolia, propõe-se a comparação entre uma canção de Chico Buarque de Hollanda (1966) e outra de Chico Buarque de Hollanda vol.2 (1967), com base em Tatit (1997; 2002; 2016; 2021), Fiorin (2007) e Lopes (2022), para a análise da configuração passional que constroem a disjunção e a conjunção da letra. A hipótese é a de que as canções "Você Não Ouviu" e "Com Açúcar, Com Afeto" se relacionam de um modo divergente no tocante à abordagem do amor. A primeira trata da desilusão amorosa sobre a qual já há conformidade do ator, além de estabelecer um enunciador masculino e o ritmo de samba como importante característica. A outra canção retrata uma situação em que existe revolta e tristeza plena, com um enunciador feminino e a entonação caracterizada como algo que vai da tristeza à revolta, em que não há saídas felizes do amor que machuca. Estes aspectos reverberam modos opostos da construção axiológica do amor.pt_BR
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