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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, André Luiz Aguiar de-
dc.contributor.authorMendes, Beatriz Farias-
dc.contributor.authorSoares, Gabriel de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Isabella Velasco da-
dc.contributor.authorPereira, Joel Levy da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Társis Lima Gomes da-
dc.date.accessioned2023-01-26T19:01:19Z-
dc.date.available2023-01-26T19:01:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Luiz Aguiar de; MENDES, Beatriz Farias; SOARES, Gabriel de Souza; SILVA, Isabella Velasco da; PEREIRA, Joel Levy da Silva; SILVA, Társis Lima Gomes da. “De um Brasil que era feliz e sabia”: análise semiótica de um tweet do perfil @LulaOficial. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 78-79. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70311-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectPropaganda políticapt_BR
dc.subjectManipulaçãopt_BR
dc.title“De um Brasil que era feliz e sabia”: análise semiótica de um tweet do perfil @LulaOficialpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa analisar um tweet da página @LulaOficial com o objetivo de compreender os processos de produção de sentidos numa peça de mídia social, tendo em vista a crescente digitalização da propaganda política e as especificidades e potencialidades que esse tipo de discurso veicula, considerando suas necessidades de imediatismo e efeito na argumentação. Temos como aporte metodológico a semiótica discursiva, de base greimasiana, Fiorin (1997), Barros (2005) e Greimas & Courtés (2011). Partindo dos primeiros resultados analíticos de diferentes níveis do percurso gerativo do sentido (fundamental, narrativo e discursivo), identificamos os temas e as figuras do operariado, do messianismo e da felicidade, que se narrativizam e se configuram em Lula como um ator que assume diferentes papéis actanciais em relação ao povo. Além disso, o efeito de sentido de suspensão da diferença atorial, temporal e espacial evidenciam o jogo enunciativo de transmissão de um querer e um poder “ser feliz de novo”. Em suma, a construção do enunciado atualiza um sema de identidade do enunciatário com o povo, trazendo à tona um querer-poder renovar o contrato com a liderança de Lula como forma de garantir a felicidade um dia conquistada pelo Brasil.pt_BR
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