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Tipo: Resumo
Título: O amor é feio (e lindo!): o esvaziamento da predicação como concentração de valor
Autor(es): Rêgo, Carmem Silvia de Carvalho
Palavras-chave: Predicação;Foria;Semiótica da canção;Canção tribalista;Relações amorosas
Data do documento: 2022
Citação: RÊGO, Carmem Silvia de Carvalho. O amor é feio (e lindo!): o esvaziamento da predicação como concentração de valor. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 58. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: Apresentamos um estudo da canção “O amor é feio”, composta por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, que a lançaram no álbum Tribalistas (2002). Sob o aparato teórico-metodológico da Semiótica Discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2011) e da Semiótica da Canção (TATIT, 2019; 2002; 1997), investigamos as estratégias de enunciação da canção no tratamento do tema relações amorosas. Com a predominância quase total da debreagem enunciva e a recorrência de apenas dois motivos, respectivamente no âmbito da letra e da melodia, a canção se desenvolve na enunciação de dois pontos de vista sobre o amor, cujas predicações, que transitam de valores disfóricos a eufóricos, são progressivamente diminuídas, até serem esvaziadas, na promoção de uma espécie de fusão sujeito-objeto, resultando num sentido pleno, num valor absoluto para o amor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70277
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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