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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rêgo, Carmem Silvia de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T19:44:17Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T19:44:17Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RÊGO, Carmem Silvia de Carvalho. O amor é feio (e lindo!): o esvaziamento da predicação como concentração de valor. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 58. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70277 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Predicação | pt_BR |
dc.subject | Foria | pt_BR |
dc.subject | Semiótica da canção | pt_BR |
dc.subject | Canção tribalista | pt_BR |
dc.subject | Relações amorosas | pt_BR |
dc.title | O amor é feio (e lindo!): o esvaziamento da predicação como concentração de valor | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresentamos um estudo da canção “O amor é feio”, composta por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, que a lançaram no álbum Tribalistas (2002). Sob o aparato teórico-metodológico da Semiótica Discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2011) e da Semiótica da Canção (TATIT, 2019; 2002; 1997), investigamos as estratégias de enunciação da canção no tratamento do tema relações amorosas. Com a predominância quase total da debreagem enunciva e a recorrência de apenas dois motivos, respectivamente no âmbito da letra e da melodia, a canção se desenvolve na enunciação de dois pontos de vista sobre o amor, cujas predicações, que transitam de valores disfóricos a eufóricos, são progressivamente diminuídas, até serem esvaziadas, na promoção de uma espécie de fusão sujeito-objeto, resultando num sentido pleno, num valor absoluto para o amor. | pt_BR |
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