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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Leonardo Damasceno de | - |
dc.contributor.author | Correia, Matheus Pereira Novais | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T13:49:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T13:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Matheus Pereira Novais. Educação, superação e capital simbólico: trajetórias dos alunos dos cursos de letras noturno da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Leonardo Damasceno de Sá. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70262 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Trajetória escolar | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.subject | Trayectoria escolar | pt_BR |
dc.subject | Democratización de la educación | pt_BR |
dc.subject | Sociología de la educación | pt_BR |
dc.title | Educação, superação e capital simbólico: trajetórias dos alunos dos cursos de letras noturno da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste estudo buscou-se analisar, em uma conceituação abrangente, a interrelação dedesigualdades,educação e políticas públicas para o ensino superior. A partir dessa macro relação, discutiu-se a relevância dos cursos de Letras Noturnos do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, como ação derivada do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), política pública voltada para a ampliação de acesso e permanência no ensino superior. Empregou-se primordialmente a conceituação teórica de Pierre Bourdieu; Jean-Claude Passeron (2018) e Bernard Lahire (2012) para uso da ferramenta de pesquisa das trajetórias de ensino. A pesquisa embasou-se nos conceitos bourdesianos de habitus, campo e capital, do fortalecimento da elitização educacional, e da legitimação da desigualdade através das instituições de ensino. O contraste da sociologia da reprodução com as teorias complementares e em muitos aspectos divergentes de Alain Coulon (2017), Bernard Charlot (2000), François Dubet (2017) permitiu uma análise crítica do sistema de ensino superior e das relações dos alunos com o saber. O trabalho consistiu em uma pesquisa de trajetória dos alunos dos cursos de letras noturno com o intuito de traçar um perfil social e captar as experiências subjetivas, principalmente daqueles sujeitos que são oriundos de classes populares, suas percepções, avaliações, desejos, crenças, expectativas, sonhos. O trabalho realizou entrevistas individuais com alunos dos cursos de letras noturnos do Centro de Humanidades da UFC. Os resultados apontam problemas em comum na percepção, adaptação e filiação dos alunos com a Universidade Federal do Ceará, e sintonias nas perspectivas e sonhos após conclusão da graduação. Os resultados indicam ainda problemas na política de expansão universitária e na democratização do ensino superior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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