Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70247
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da implementação do eixo pessoas – servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 na Universidade Federal do Ceará sob a percepção dos técnicos administrativos em educação
Autor(es): Bandeira, Laísa Albuquerque
Orientador: Porto, Márcio de Souza
Palavras-chave: Plano de Desenvolvimento Institucional;Técnico administrativo em educação;Avaliação de políticas públicas;Institutional development plan;Administrative technician in education;Public policies evaluation
Data do documento: 2022
Citação: BANDEIRA, Laísa Albuquerque. Avaliação da implementação do eixo pessoas – servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 na Universidade Federal do Ceará sob a percepção dos técnicos administrativos em educação. Orientador: Márcio de Souza Porto. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a implementação do Eixo Pessoas - Servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir da percepção dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE). A fim de alcançar os objetivos pretendidos, realizou-se um estudo de caso, conduzido de modo exploratório e descritivo, utilizando-se a abordagem qualitativa. Como perspectiva avaliativa de políticas públicas, adotou-se a metodologia de Avaliação Experiencial de Lejano (2012), visto que essa proposta permite conhecer as percepções dos destinatários das ações da política em estudo, baseadas em suas experiências reais. Os dados foram coletados por meio de questionário, via Formulários do Google, aplicados aos servidores Técnico Administrativos em Educação da Universidade do Ceará. Acredita-se que os preceitos da Análise de Conteúdo, na modalidade análise temática, apresentados por Minayo (2014), para tratamento e análise de dados qualitativos serão os mais adequados para o estudo. Os resultados encontrados apontam que os TAEs, em geral, percebem a implementação das ações, mas há ainda diversas questões a serem melhoradas na execução do PDI. Entre os pontos fortes da UFC, sobressaíram-se as ações de desenvolvimento profissional, por meio dos cursos de capacitação, qualificação e formação continuada. Ainda foram destaques as ações artísticas e culturais e oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação. Em relação às limitações, os resultados apontam que há ausência de uma política institucional de valorização dos servidores, diferenças entre servidores técnicos e docentes, problemas nos ambientes e equipamentos de trabalhos, dificuldades de apoio das chefias e flexibilização do trabalho, entre outros. Espera-se que conhecer o que os TAEs pensam sobre o PDI possa colaborar para melhorias nas diretrizes do plano. Esta pesquisa pode, também, contribuir na divulgação das ações realizadas pela universidade, dentro de suas políticas destinadas aos servidores.
Abstract: This research has the general objective of evaluating the implementation of the People-Civil Servant Axis of the 2018-2022 Institutional Development Plan (PDI) of the Federal University of Ceará (UFC) from the perception of Administrative Technicians in Education (TAE). In order to achieve the intended objectives, a case study was carried out, being conducted in an exploratory and descriptive way, with a qualitative approach. The evaluative perspective of public policies adopted was the methodology of Experiential Evaluation of Lejano (2012), since it allows for the know ledge of the perceptions of the recipients of the actions of the policy understudy, based on their real experiences. The data was collected through a questionnaire, via Google Forms, applied to the Administrative Technicians in Education from the Federal University of Ceará. It is believed that the Content Analysis’s precepts, in the thematic analysis modality, presentes by Minayo (2014) for treating and analy sing qualitative data will be the most suitable for this study. The results point that TAEs, in general, do perceive the implementation of the plan’s actions, but that there are still several issues to be improved in the implementation of the PDI. Among the strengths of UFC, the professional development actions, through training, qualification and continuing education courses, stood out. The artistic and cultural actions and the offer of spots in undergraduate and graduate courses were also noteworthy. Regarding the limitations, the results indicate that there are: an absence of a institutional policy for valuing the employees, differences between technical employees and professors, problems in work environments and equipment, difficulties related to obtaining support from immediate supervisors and work flexibilization, among others. It is expected that knowing what TAEs think about the PDI can contribute to improvements in the plan's guidelines. This research can also contribute to the dissemination of actions carried out by the university, within its policies aimed at servers..
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70247
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_labandeira.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.