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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70189
Type: | Tese |
Title: | Interior Societas - a amizade e a dialética entre interioridade e alteridade nas cartas a Lucílio de Sêneca |
Authors: | Tatarek, Natália Vasconcelos Rodrigues |
Advisor: | Sousa, Francisco Edi de Oliveira |
Co-advisor: | Coda, Pietro Francesco |
Keywords: | Amizade;Autarkeia;Sêneca;Interioridade;Alteridade;Friendship;Autarky;Seneca;Interiority;Otherness |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | TATAREK, Natália Vasconcelos Rodrigues. Interior Societas - a amizade e a dialética entre interioridade e alteridade nas Cartas a Lucílio de Sêneca. Orientadores: Francisco Edi de Oliveira Sousa/Pietro Francesco Coda. 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Não existe um tratado específico sobre a amizade segundo o pensamento estoico. No entanto, Sêneca, que se destaca na fase imperial da doutrina, na sua última obra Cartas a Lucílio, dedica algumas cartas ao tema da amizade. Um aspecto é particularmente interessante na discussão do conceito de amizade em Sêneca: a conciliação do princípio de autarkeia – fundamental para o pensamento estoico – e da relação entre amigos. Para o estoicismo, o sábio é aquele que atinge a plena autarkeia, isto é, a autossuficiência. O sábio é o homem que tem o completo controle de si mesmo (a alma racional), alcançando, assim, a paz interior, sem se deixar perturbar por nada que é externo a si. O aprofundamento do princípio de autarkeia em Sêneca é pertinente e necessário para o entendimento da amizade no seu discurso, pois se percebe que para além da existência de uma problemática entre a amizade e a autarkeia, trata-se de uma má interpretação daquilo que se define em Sêneca como a vida feliz baseada na virtude. Essas implicações presentes no discurso senequiano impulsionam a presente pesquisa. A partir delas, nasce a problemática desta tese, em que se questiona essa dialética entre a amizade e a autarkeia estoica, a qual, em um discurso mais amplo, denomina-se uma dialética entre a alteridade e a interioridade. A leitura minuciosa das Cartas a Lucílio referentes à amizade e de outras cartas do epistolário que auxiliam o aprofundamento do tema reforça a nossa tese de uma possível conciliação da amizade e da autarkeia no interior do pensamento estoico, especificamente, em Sêneca. Destarte, pretende-se afronta-se essa relação entre o fenômeno da amizade, uma experiência concreta que se recolhe nas cartas de Sêneca, que nasce da necessidade de compartilhar o próprio progresso na sabedoria com o outro, sendo a busca de amizade um instinto natural do ser humano, e o atingir do Sumo Bem estoico, que se baseia no princípio de autarkeia do sábio, modelo para a vida feliz estoica. |
Abstract: | There is no specific work on friendship in stoic thought. However, Seneca, who stands out in the imperial phase of the doctrine, in his last work Letters to Lucilius, dedicates some letters to the theme of friendship. One aspect is particularly interesting in the discussion of the concept of friendship in Seneca: the harmonization of the principle of autarky - fundamental to Stoic thought - and the relationship between friends. For Stoicism, the wise man is the one who reaches full autarky, that is, self-sufficiency. The wise man is the one who has complete control of himself (the rational soul), thus achieving inner peace, without letting himself be disturbed by anything that is external to him. The deepening of the principle of autarky in Seneca is pertinent and necessary for the understanding of friendship in his discourse because it can be seen that beyond the existence of a problematic between friendship and autarky, it is a misinterpretation of what is defined in Seneca as the happy life based on virtue. These implications present in the Senekian discourse drive the present research. The problematic of this thesis is the result of them, in which the dialectic between friendship and Stoic autarky is questioned, which, in a broader discourse, is called a dialectic between otherness and interiority. The detailed reading of the Letters to Lucilius concerning friendship and other letters of the epistolary series that help to deepen the theme reinforces our thesis of a possible harmonization of friendship and autarky within the stoic thought, specifically, in Seneca. Therefore, we intend to discuss this relationship between the phenomenon of friendship, a concrete experience found in Seneca's letters, which arises from the need to share one's own progress in wisdom with another, being the search for friendship a natural human instinct, and the achievement of the Stoic High Good, which is based on the principle of autarky of the wise man, the model for the happy Stoic life. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70189 |
Appears in Collections: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
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