Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70081
Tipo: TCC
Título: Diálogos sobre a práxis enquanto categoria filosófica e sua expressão na formação humana
Autor(es): Vale, Thuany Asevedo Farias do
Orientador: Sousa Junior, Justino de
Palavras-chave: Práxis;Trabalho;Formação humana
Data do documento: 2022
Citação: VALE, Thuany Asevedo Farias do. Diálogos sobre a práxis enquanto categoria filosófica e sua expressão na formação humana. Orientador: Justino de Sousa Junior. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa consiste em uma análise de caráter ontológico sobre o Trabalho, seus desdobramentos enquanto práxis primeira e evidencia a importância do entendimento da práxis como categoria filosófica que, devido sua abrangência, consegue expressar a totalidade do ser social e da formação humana. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa bibliográfica e, busca na literatura já consolidada sobre o tema, a base teórica para construção epistemológica que dê suporte a caminhada rumo aos objetivos delimitados como ponto de partida deste estudo. O objetivo é analisar a formação humana sob a perspectiva da práxis e, para isso, dialogar sobre o papel do trabalho no desenvolvimento humano. O andamento desta pesquisa ocorre em torno das reflexões sobre a práxis assumindo uma posição de categoria filosófica que expressa a gênese do ser social e sua relação com o trabalho e seu desenvolvimento que resultam na formação humana. Para construção teórica, a pesquisa está estruturada na historicidade conceitual em torno da categoria práxis, da análise do trabalho enquanto atividade onto-primária, ação fundante do ser social e a relação balisar dos complexos sociais que derivam do trabalho mas não se esgotam nele. A estrutura desse estudo parte do princípio que o trabalho é uma atividade prática e teleológica que possui em si o elemento fundante do homem e da mulher e caminha em direção à análise do papel da categoria práxis enquanto atividade que, ultrapassando o trabalho e mantendo uma relação de dependência ontológica, possui amplitude para expressar a complexidade do processo de formação humana.
Abstract: This research consists of an ontological analysis of Work, its developments as praxis priorizes and highlights the importance of understanding praxis as a philosophical category that, due to its scope, manages to express the totality of the social being and human formation. Methodologically, it is configured as a bibliographical research and, searches in the already consolidated literature on the subject, the theoretical basis for the epistemological construction that supports the journey towards the objectives delimited as the starting point of this study. The objective is to analyze human formation from the perspective of praxis and, for that, to dialogue about the role of work in human development. The progress of this research revolves around reflections on praxis, assuming the position of a philosophical category that expresses the genesis of the social being and its relationship with work and its development that results in human formation. For theoretical construction, the research is structured in conceptual historicity around the praxis category, the analysis of work as an onto-primary activity, founding action of the social being and the baseline relationship of the social complexes that derive from work but do not end with in it. The structure of this study is based on the principle that work is a practical and teleological activity that has in itself the founding element of men and women and moves towards the analysis of the role of the praxis category as an activity that, going beyond work and maintaining a relationship of ontological dependence, it has the breadth to express the complexity of the process of human formation. Keywords: Praxis, Work, Human formation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70081
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_tafvale.pdf384,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.