Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70073
Tipo: TCC
Título: Como publicar uma fanfic: as escolhas editoriais e sua adaptação para o mercado editorial
Autor(es): Evangelista, Lara Lanna Vieira
Orientador: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Fanfictions;Mercado editorial;Autoria;Direitos autorais
Data do documento: 2022
Citação: EVANGELISTA, Lara Lanna Vieira. Como publicar uma fanfic: as escolhas editoriais e sua adaptação para o mercado editorial. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A modernização dos meios de comunicação e o processo de convergência da mídia em diferentes plataformas proporcionou o aumento da cultura participativa e da inteligência coletiva. Esse cenário contribuiu para que os membros das comunidades de fãs, usuários ávidos do ambiente digital, não fossem apenas consumidores, mas indivíduos dispostos a contribuir com os universos criativos incorporados nos produtos culturais. Com base nisso, esta pesquisa tem como objetivo averiguar as histórias originadas das comunidades de fãs, as fanfictions, como produtos em potencial para a inserção no mercado editorial brasileiro. Escolhemos a perspectiva de publicações por intermédio de editoras especializadas, após observada a crescente de empresas nacionais focadas na publicação exclusiva de narrativas originadas de escritos digitais. De forma a entender os processos executados pelos autores para que uma fanfiction possa convergir para o mercado, estudamos o caso da obra Castelo de Vidro, da autora R.M. Shiniz (Renata Morato), publicada pela editora Violeta. A análise levou em consideração modificações referentes a informações inseridas no texto escrito e os cuidados em relação aos direitos autorais. Também foram realizadas entrevistas com a autora da obra analisada e com representantes de três editoras, de forma a apurar as etapas realizadas pelas empresas no processo de produção dos livros, desde as escolhas das obras no ambiente virtual, até a distribuição dos livros para os consumidores. Percebe-se que os ambientes virtuais são propícios para a prática da escrita criativa, instigando jovens autores a ingressarem em uma carreira literária e, por consequência, contribuindo para um mercado editorial em constante transformação
Abstract: The modernization of the media and the process of media convergence on different platforms provided an increase in participatory culture and collective intelligence. This scenario contributed to the fact that the members of the fan communities, avid users of the digital environment, were not just consumers, but individuals willing to contribute to the creative universes embodied in cultural products. Based on this, this research aims to investigate the stories originated from fan communities, the fanfictions, as potential products for insertion in the Brazilian publishing industry. We chose the perspective of publications through specialized publishers, after observing the growing number of national companies focused on the exclusive publication of narratives that originated from digital writings. In order to understand the processes performed by the authors so that a fanfiction can converge to the industry, we studied the case of the work Castelo de Vidro, by the author R.M. Shiniz (Renata Morato), published by Violeta. The analysis took into account changes regarding information inserted in the written text and care regarding copyright. Interviews were also carried out with the author of the analyzed work and with representatives of three publishers, in order to determine the steps carried out by the companies in the book production process, from the choice of works in the virtual environment, to the distribution of books to consumers. It is clear that virtual environments are conducive to the practice of creative writing, encouraging young authors to embark on a literary career and, consequently, contributing to an ever-changing publishing industry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70073
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_llvevangelista.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.