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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mesquita, Thaís Martins Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T19:16:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T19:16:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, T. M. O. Uma abordagem investigativa com o uso do método POE no estudo da interação entre as moléculas e a luz. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70064 | - |
dc.description.abstract | In this work, we discuss an educational product developed that uses an active methodology, the POE method (predict, observe and explain) linked to a computational experiment of the PHET simulations portal. It was verified through a case study, the suitability of this method to this tool in the context of remote teaching in the teaching of Modern and Contemporary Physics. The product was developed based on the observation of difficulties reported by students and teachers in relation to the complexity of the content of Modern and Contemporary Physics (FMC), considers issues such as motivation and concentration in the learning process. It was sought to meet pre-established pedagogical objectives, such as stimulating and providing more meaningful learning, through an investigative approach. And also facilitating an effective conceptual change in students through simulations that provide an opportunity to visualize complex concepts of the FMC, notably the interaction between light radiation and matter. In the taught class, the three steps of the method were applied in order to build a sequence of increasing complexity, with topics related to the interaction of light photons of different characteristics of light and matter. Content fixation was evaluated through a form with steps to be completed before, during and after the use of the virtual experiment. It was considered feasibility to apply the POE method, in this context of FMC teaching, as well as the achievement of objectives regarding the development of critical thinking, the occurrence of conceptual changes and the appropriation of scientific language by the participants. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física Moderna | pt_BR |
dc.subject | Física Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Método POE | pt_BR |
dc.subject | Mudança conceitual | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem investigativa com o uso do método POE no estudo da interação entre as moléculas e a luz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Coelho, Afrânio de Araújo | - |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, disserta-se sobre um produto educacional desenvolvido que utiliza uma metodologia ativa, o método POE (predizer, observar e explicar) atrelado a um experimento computacional do portal de simulações do PHET. Verificou-se por meio de um estudo de caso, a adequação desse método a essa ferramenta no contexto do ensino remoto no ensino da Física Moderna e Contemporânea. O produto foi elaborado devido a observação das dificuldades relatadas por alunos e professores em relação à complexidade do conteúdo de Física Moderna e Contemporânea (FMC), considerando questões como motivação e concentração no processo de aprendizagem. Buscou-se, atender a objetivos pedagógicos pré-estabelecidos, tais como estimular e propiciar uma aprendizagem mais significativa, por meio de uma abordagem investigativa. E ainda facilitar uma mudança conceitual efetiva nos alunos por meio de simulações que oportunizam uma visualização de conceitos complexos da FMC, notadamente a interação entre radiação luminosa e a matéria. Na aula ministrada foram aplicados os três passos do método de modo a construir uma sequência de crescente, de complexidade, com tópicos relacionados à interação dos fótons de luz de diferentes características da luz e a matéria. Avaliou-se a fixação dos conteúdos através de um formulário com etapas a serem preenchidas previamente, durante e posteriormente ao uso do experimento virtual. Como resultado, considerou-se viável a aplicação do método POE, neste contexto do ensino de FMC, bem como o alcance dos objetivos quanto ao desenvolvimento do pensamento crítico, da ocorrência de mudanças conceituais e a apropriação da linguagem científica por parte dos participantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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