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Tipo: Tese
Título: Leituras de si nas Cirandas Ciganas com as crianças do Bairro Sumaré em Sobral/CE: hibridação e resistências
Autor(es): Carlos, Liana Liberato Lopes
Orientador: Sales, Celecina de Maria Veras
Coorientador: Goldberg, Luciane Germano
Palavras-chave: Crianças ciganas;Cultura cigana;Desenho infantil;Pesquisa (auto)biográfica com crianças;Narrativas
Data do documento: 2022
Citação: CARLOS, Liana Liberato Lopes. Leituras de si nas Cirandas Ciganas com as crianças do Bairro Sumaré em Sobral/CE: hibridação e resistências. Orientadora: Celecina de Maria Veras Sales. 2022. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar seis crianças ciganas, residentes no bairro Sumaré em Sobral-CE e, como estas atribuem a si a identidade cigana, identificando os processos de hibridação cultural, bem como as formas de resistência, com o intuito de compreender o “ser criança cigana” por meio das narrativas orais e imagéticas. Metodologicamente, a tese enquadra-se no campo da Pesquisa Qualitativa em Educação, tendo como base a pesquisa (Auto)biográfica com crianças, inspirada no conceito de “biografização” proposto por Delory-Momberger (2008); no autobiografismo proposto por Goldberg (2016; 2021), Lani Bayle (2008), De Conti e Sperb (2009), De Conti (2018) e Passeggi (2014), que objetivam a pesquisa com crianças e não sobre elas, elegendo a escuta sensível, o diálogo, a interação e a intervenção, defendendo o reconhecimento da criança como sujeito capaz de falar de si, com autonomia e propriedade, a partir do que sente, vê, escuta e vivencia. O trabalho de campo se deu por meio da constituição de uma Ciranda Cigana, onde foram realizadas atividades lúdicas e interativas, utilizando o desenho enquanto um dispositivo heurístico e formativo para as meninas falarem de si. A organização e análise do corpus da pesquisa se efetivou a partir da Análise Textual Discursiva – ATD, proposta de Roque Moraes (2003) e Moraes e Galiazzi (2011). Além das atividades para produção das narrativas orais e desenhadas, têm como instrumentos de pesquisa conversas informais com representantes da comunidade cigana, entre eles, familiares das crianças participantes; observação participante, registros em Diário de Itinerância, registros em vídeo e fotografia. As narrativas orais e imagéticas das meninas apresentaram a linguagem enquanto um sinal diacrítico e cultural, a família como o maior responsável pela manutenção, transmissão e preservação da cultura. Além disso, foi possível perceber a presença da religiosidade, da dança, da música, a viagem, as práticas e ofícios exercidos pelos seus ancestrais como modos de ser e de viver a ciganidade. A hibridação a partir de Canclini (2003, 2007) se manifestou com a presença dos filmes de princesas e desenhos animados da Disney, do contato com outras crianças na escola. As produções elaboradas pelas meninas preciosas, ampliaram os seus repertórios culturais e as suas capacidades criadoras a partir do que as crianças pensam e do que se apropriam acerca de suas vivências, assim como deu visibilidade ao povo cigano e à sua cultura, geralmente estigmatizados e marginalizados socialmente.
Abstract: This thesis aims to investigate six gypsy children, living in the Sumaré neighborhood in Sobral-CE, and how they attribute the gypsy identity to themselves, identifying the processes of cultural hybridization, as well as the forms of resistance, in order to understand the “ being a gypsy child” through oral and imagery narratives. Methodologically, the thesis fits into the field of Qualitative Research in Education, based on (Auto)biographical research with children, inspired by the concept of “biography” proposed by Delory-Momberger (2008); in the autobiography proposed by Goldberg (2016; 2021), Lani Bayle (2008), De Conti and Sperb (2009), De Conti (2018) and Passeggi (2014), who aim to research with children and not about them, electing listening sensitive, dialogue, interaction and intervention, defending the recognition of the child as a subject capable of talking about himself, with autonomy and propriety, based on what he feels, sees, hears and experiences. The fieldwork took place through the constitution of a Gypsy Ciranda, where playful and interactive activities were carried out, using drawing as a heuristic and training device for the girls to talk about themselves. The organization and analysis of the research corpus was carried out based on Textual Discursive Analysis - DTA, proposed by Roque Moraes (2003) and Moraes and Galiazzi (2011). In addition to the activities for the production of oral and drawn narratives, research instruments include informal conversations with representatives of the gypsy community, including family members of the participating children; participant observation, recordings in the Roaming Diary, recordings in video and photography. The girls' oral and imagery narratives presented language as a diacritical and cultural sign, the family as the main responsible for the maintenance, transmission and preservation of culture. In addition, it was possible to perceive the presence of religiosity, dance, music, travel, practices and crafts carried out by their ancestors as ways of being and living as a gypsy. The hybridization from Canclini (2003, 2007) manifested itself with the presence of princess films and Disney cartoons, contact with other children at school. The productions elaborated by the precious girls, expanded their cultural repertoires and their creative abilities based on what the children think and what they appropriate about their experiences, as well as giving visibility to the gypsy people and their culture, generally stigmatized and marginalized socially.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70049
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