Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70039
Tipo: Dissertação
Título: A formação em nível superior dos assentados de reforma agrária no Curso de Geografia (UFPA/PRONERA): avaliação
Autor(es): Viegas, Renata do Socorro Lima
Orientador: Lima, Alberto Sampaio
Palavras-chave: PRONERA;Educação no campo;Reforma agrária;Políticas públicas;Agrarian reform;Public policies
Data do documento: 2022
Citação: VIEGAS, Renata do Socorro Lima. A formação em nível superior dos assentados de reforma agrária no Curso de Geografia (UFPA/PRONERA): avaliação. Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: valiar a formação dos egressos do Curso de Geografia, ofertado por meio da parceria entre valiar a formação dos egressos do Curso de Geografia, ofertado por meio da parceria entre UFPA/INCRA/PRONERA, assim como mensura sua contribuição para o desenvolvimento socioespacial dos assentamentos de Reforma Agrária onde residem. Efetivou-se com este intento, um balanço histórico da educação superior brasileira, assim como da luta pela terra e por uma educação com pressupostos metodológicos para a especificidade do campo. Evidencia-se a relevância do PRONERA para o fortalecimento da educação das populações do campo, visando à criação do protagonismo social, com suporte na população local, ampliando a possibilidade de intervenção socioterritorial no campo, sobretudo, nos locis camponeses na Amazônia. Para a análise do objeto de estudo ora proposto, considera-se necessário compreender as categorias teóricas a ele relacionadas, quais sejam, Educação no Campo, Reforma Agrária e Políticas Públicas. De tal modo, se optou pelo emprego de um referencial constituído por autores que abordam a temática, dada a importância de compreendê-la em uma perspectiva crítico-dialética, o que exige análise sócio-histórica acerca dos determinantes sociais, políticos e econômicos que envolvem a matéria sob exame. Os subsídios metodológicos para a abordagem consistem em realizar um estudo descritivo, de caráter qualiquantitativo, com delineamento metodológico fundamentado no estudo de caso.UFPA/INCRA/PRONERA, assim como mensura sua contribuição para o desenvolvimento socioespacial dos assentamentos de Reforma Agrária onde residem. Efetivou-se com este intento, um balanço histórico da educação superior brasileira, assim como da luta pela terra e por uma educação com pressupostos metodológicos para a especificidade do campo. Evidencia-se a relevância do PRONERA para o fortalecimento da educação das populações do campo, visando à criação do protagonismo social, com suporte na população local, ampliando a possibilidade de intervenção socioterritorial no campo, sobretudo, nos locis camponeses na Amazônia. Para a análise do objeto de estudo ora proposto, considera-se necessário compreender as categorias teóricas a ele relacionadas, quais sejam, Educação no Campo, Reforma Agrária e Políticas Públicas. De tal modo, se optou pelo emprego de um referencial constituído por autores que abordam a temática, dada a importância de compreendê-la em uma perspectiva crítico-dialética, o que exige análise sócio-histórica acerca dos determinantes sociais, políticos e econômicos que envolvem a matéria sob exame. Os subsídios metodológicos para a abordagem consistem em realizar um estudo descritivo, de caráter qualiquantitativo, com delineamento metodológico fundamentado no estudo de caso.
Abstract: It evaluates the training of graduates of the Geography Course, offered through the partnership between UFPA/INCRA/PRONERA, as well as measures their contribution to the socio-spatial development of the Agrarian Reform settlements where they live. For this purpose, a historical assessment of Brazilian higher education was carried out, as well as the struggle for land and for an education with methodological assumptions for the specificity of the field. The relevance of PRONERA for strengthening the education of rural populations is evidenced, aiming at the creation of social protagonism, with support in the local population, expanding the possibility of socio-territorial intervention in the countryside, especially in peasant loci in the Amazon. For the analysis of the object of study proposed here, it is considered necessary to understand the theoretical categories related to it, namely, Rural Education, Agrarian Reform and Public Policies. In this way, we chose to use a reference made up of authors who approach the theme, given the importance of understanding it in a critical-dialectical perspective, which requires a socio-historical analysis of the social, political and economic determinants that involve the matter under examination. The methodological subsidies for the approach consist of carrying out a descriptive study, of a qualitative and quantitative nature, with a methodological design based on the case study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70039
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_rslviegas.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.