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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70005
Tipo: | Tese |
Título : | O uso do método de Rorschach para avaliação dos impactos psicológicos da Pandemia de COVID-19 |
Título en inglés: | The use of the Rorschach method to assess the psychological impacts of the COVID-19 Pandemic |
Autor : | Costa, Thiciane Malheiros da |
Co-asesor: | Cardoso, Lucila Moraes |
Palabras clave : | Pandemias;COVID-19;Personalidade;Pandemics;Personality;Rorschach |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | COSTA, Thiciane Malheiros da. O uso do método de Rorschach para avaliação dos impactos psicológicos da pandemia de COVID-19. Orientadora: Lucila Moraes Cardoso. 2022. 91 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A pandemia de COVID-19 causou milhões de mortes, além de ter gerado crise nos sistemas de saúde de diversas regiões e agravado problemas econômicos e psicossociais. Pesquisas foram conduzidas para compreender o quanto as diferenças individuais influenciaram a percepção dos indivíduos sobre seus efeitos. Apesar disso, observou-se que grande parte dos instrumentos utilizados eram de autorrelato e poucos estudos foram conduzidos no sentido de verificar se houve alterações diretamente nas características de personalidade nesse contexto. Defende-se o uso de diferentes métodos avaliativos e de pesquisa, por isso, para a presente tese se fez a escolha do método de Rorschach, um método projetivo reconhecido cientificamente, que traz dados ricos sobre o funcionamento psíquico dos indivíduos. Em vista disso, esta tese teve por objetivo compreender o efeito da pandemia de COVID-19 sobre características da personalidade a partir do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS). Especificamente, verificar se houve alteração na capacidade de enfrentamento de situações e de processos emocionais em função da pandemia de COVID-19; analisar se houve mudanças em sintomas de ansiedade, depressão e reações ao trauma em função da pandemia de COVID-19; e avaliar se houve variação no sentimento de estresse e angústia em função da pandemia de COVID-19. Realizou-se uma pesquisa quantitativa exploratória, na qual foram comparados um grupo de adultos e outro de crianças que responderam ao R-PAS antes da pandemia de COVID-19 com outros dois grupos que responderam ao mesmo método durante a pandemia. Os procedimentos de coletas de dados seguiram todas as normas do Comitê de Ética em Pesquisa. Nas análises, foi feito o cálculo do poder estatístico e foram construídos os bancos de dados de adultos e de crianças a partir do Propensity Score Matching. Em seguida, foram conduzidas as estatísticas descritivas para caracterização da amostra e os testes qui-quadrado, Fisher e Kruskall-Wallis para verificar a proporção das características sociodemográficas nos grupos. Adicionalmente, foram feitas análises para comparação intergrupos em relação às variáveis dos domínios Engajamento e Processamento Cognitivo e Stress e Distress. A maior parte das variáveis não teve diferenças significativas, e a magnitude de efeito foi irrisória ou pequena. Por fim, para atender aos objetivos propostos, foram comparadas as variáveis do R-PAS dos dois domínios. Verificou-se que F%, MC, MC-PPD, M e CFC tiveram diferenças significativas ou tamanhos de efeito grande ou médio com maiores médias no grupo durante a pandemia, esse dado pode ter ocorrido devido à necessidade de as pessoas se adaptarem ao período pandêmico. Em crianças, observaram-se menores médias no grupo que respondeu durante o período da pandemia de COVID-19 em Complexidade, Sy, MC e CFC, indicando que houve menor capacidade de enfrentamento de situações. Para o Domínio Stress e Distress, nos adultos não houve diferenças significativas entre os grupos e os efeitos foram irrisórios ou pequenos. Nas crianças, a maior parte das diferenças entre os grupos teve efeito médio, porém foi o grupo pré-pandemia que teve as maiores médias. Assim, em suma, esta tese alcançou de forma exploratória informações sobre o efeito da pandemia de COVID-19 sobre as características da personalidade. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic caused millions of deaths, in addition to having generated a crisis in the health systems of several regions and aggravated economic and psychosocial problems. Research was conducted to understand how individual differences influenced individuals' perception of their effects. Nevertheless, it was observed that most of the instruments used were self-reported and few studies were conducted to verify whether there were changes directly in personality characteristics in this context. The use of different evaluation and research methods is advocated, so for the present thesis, the choice of the Rorschach method was made, a scientifically recognized projective method that brings rich data on the psychic functioning of individuals. In view of this, this thesis aimed to understand the effect of the COVID-19 pandemic on personality characteristics from the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Specifically, to verify whether there was a change in the ability to cope with situations and emotional processes due to the COVID-19 pandemic; to analyze whether there were changes in symptoms of anxiety, depression, and reactions to trauma due to the COVID-19 pandemic; and to evaluate whether there was variation in the feeling of stress and distress due to the COVID-19 pandemic. Exploratory quantitative research was conducted, in which we compared one group of adults and another of children who responded to R-PAS before the COVID-19 pandemic with two other groups that responded to the same method during the pandemic. Data collection procedures followed all the standards of the Research Ethics Committee. In the analyses, the statistical power was calculated, and the databases of adults and children were constructed from the Propensity Score Matching. Next, descriptive statistics were conducted to characterize the sample and the chi-square tests, Fisher, and Kruskall-Wallis to verify the proportion of sociodemographic characteristics in the groups. Additionally, intergroup comparison analyses were performed in relation to the variables of the Domains Engagement and Cognitive Processing and Stress and Distress. Most variables did not have significant differences, and the magnitude of effect was derisory or small. Finally, to meet the proposed objectives, the R-PAS variables of the two domains were compared. It was found that F%, MC, MC-PPD, M and CFC had significant differences or large or medium effect sizes with higher averages in the group during the pandemic, this data may have occurred due to the need for people to adapt to the pandemic period. In children, lower means were observed in the group that responded during the COVID-19 pandemic period in Complexity, Sy, MC and CFC, indicating that there was less capacity to cope with situations. For the Stress and Distress Domain, in adults there were no significant differences between the groups and the effects were derisory or small. In children, most of the differences between the groups had a medium effect, but it was the pre-pandemic group that had the highest averages. Thus, in short, this thesis obtained exploratory information on the effect of the COVID-19 pandemic on personality characteristics. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70005 |
Aparece en las colecciones: | PPGP - Teses defendidas na UFC |
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