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Tipo: Dissertação
Título : Digital do oprimido: tecnologia em vida não linear
Autor : Albuquerque, Edvaldo Siqueira
Tutor: Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Palabras clave : Cinema;Estética;Política;Aesthetic;Politics;Benjamin, Walter, 1892-1940;Mídia digital;Comunicação e cultura - Aspectos sociais;Comunicação e tecnologia - Aspectos sociais;Tecnologia - Aspectos sociais;Jovens pobres - Fortaleza (CE);Jovens - Fortaleza (CE) - Condições sociais
Fecha de publicación : 2009
Citación : ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira. Digital do oprimido: tecnologia em vida não linear. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2009
Resumen en portugués brasileño: RESUMO As reflexões filosóficas e estéticas lançadas por Walter Benjamin no período compreendido entre as Grandes Guerras foram seminais para a interpretação do papel das artes e da comunicação tanto no século 20, como no atual. O caráter prognóstico de suas idéias permitiu fazer uma prospecção futura do ambiente tecnológico que viria a surgir nos tempos de economia de mercado e ainda nos faz refletir nas possibilidades de a tecnologia ser incorporada ao cotidiano dos mais humildes. A partir da identificação do advento da reprodutibilidade, ele enxergou novos horizontes para as artes, lançou luz sobre a recepção democrática da atividade artística, cuja realização deve ser dada para o consumo das massas. O que proponho é investigar a intromissão do universo digital nas práticas culturais e na produção imagética advindas do interior de comunidades da periferia urbana da Fortaleza de hoje, tempo onde a tecnologia domina todas as áreas de sua produção, a fim de comprovar criticamente o êxito do empreendimento benjaminiano e entender até que ponto a tecnologia toca esta produção e suas práticas simbólicas, favorecendo-a ou não. Para isso, procurando atualizar conceitos, investigo a produção imagética digital de adolescentes da periferia, vendo e ouvindo o que os jovens estão “dizendo” ou “narrando” através da imagem digital.
Abstract: The philosophical and aesthetic ideas launched by Walter Benjamin in the period between the Great Wars were seminal for the interpretation of the role of arts and communication both in the 20th century, as in the present. The prognostic character of his ideas led to an exploration of the future technological environment that would arise in times of market economy and also makes us reflect on the possibilities of the technology be incorporated into the daily life of the poorest. From the identification of the advent of reproducibility, it see new horizons for the arts, launched democratic light on the reception of artistic activity, whose task should be given to the consumption of the masses. What we propose is to investigate the interference of digital cultural practices and production of imagery originating within urban communities on the outskirts of Fortaleza today's time where technology dominates all areas of their production in order to demonstrate the success of the critically Benjamin´s enterprise and understand the extent to which technology comes this production and its symbolic practices, encouraging it or not. To do this, trying update concepts, investigate the production of digital adolescents on the periphery, watching and listening to what young people are "saying" or "telling" through the digital image.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/699
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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