Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69998
Tipo: TCC
Título : Formigas cooperativas ou vespas solitárias? A experiência de um professor em um clube de biologia de insetos sob a luz da aprendizagem cooperativa
Autor : Vieira, Ryan Lucas Torres
Tutor: Silva, José Roberto Feitosa
Palabras clave : Ensino de Biologia;Aprendizagem cooperativa;Entomologia
Fecha de publicación : 2022
Citación : VIEIRA, Ryan Lucas Torres. Formigas cooperativas ou vespas solitárias? A experiência de um professor em um clube de biologia de insetos sob a luz da aprendizagem cooperativa. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A estrutura educacional no Brasil, atualmente, tem como base o método de ensino tradicional e expositivo. Dentro desse contexto, se fazem necessárias novas abordagens que busquem ampliar o espectro de qualidades a se desenvolverem em um aluno. Um espaço de ensino informal, tal qual um Clube de Biologia, com a utilização dos métodos da Aprendizagem Cooperativa, propõe uma nova abordagem ao conteúdo biológico, no contexto desta pesquisa, o estudo de insetos, bem como uma forma alternativa de desenvolver competências e habilidades sociais, como cooperação e responsabilidade, em seus alunos. Assim, o objetivo geral deste trabalhando foi narrar a experiência a experiência como professor em um clube de biologia utilizando aprendizagem cooperativa no estudo de insetos, buscando também identificar, através dos objetivos específicos, a opinião dos alunos a respeito do Clube de Biologia e o formato em que ocorreu; a Aprendizagem Cooperativa e a sua contribuição para a aprendizagem sobre insetos; e sua percepção sobre os insetos após as aulas no Clube de Biologia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, reflexiva e analítica, no formato de relato de experiência, a partir das observações do pesquisador e questionário aplicado aos alunos participantes. A pesquisa foi feita durante as atividades da Escola do PRECE, nas dependências da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste-CE, e ocorreu no período entre maio e julho de 2022. O trabalho foi desenvolvido em uma turma com quarenta alunos de 12 a 15 anos. Foi possível inferir que: as aulas no formato de clube e a metodologia de Aprendizagem Cooperativa tiveram um impacto positivo na forma dos alunos de interagirem entre si, tornando-os, a partir da socialização e compartilhamento dos conhecimentos obtidos, indivíduos mais cooperativos dentro da sala de aula, de modo que também foi possível gerar um maior interesse deles no estudo dos insetos.
Abstract: The educational structure in Brazil is currently based on the traditional and expository teaching method. Within this context, new approaches are needed that seek to expand the spectrum of qualities to be developed in a student. An informal teaching space, such as a Biology Club, with the use of Cooperative Learning methods, propose a new approach to biological content, in the context of this research, the study of insects, as well as an alternative way to develop abilities and social skills, such as cooperation and responsibility, in their students. Thus, the general objective of this work was to narrate the experience as a teacher in a biology club using cooperative learning in the study of insects, also seeking to identify, through specific objectives, the students' opinion about the Biology Club and the format in which it occurred; Cooperative Learning and its contribution to learning about insects; and their perception of insects after classes at the Biology Club. A qualitative, descriptive, reflexive, and analytical research was carried out, in the format of an experience report, based on the researcher's observations and a questionnaire applied to participating students. The research was carried out during the activities of the Escola do PRECE, on the premises of the State School of Professional Education (EEEP) Alan Pinho Tabosa, in Pentecoste-CE, and took place between May and July 2022. The work was carried out in a group with forty students from 12 to 15 years old. It was possible to infer that: the classes in the club format and the Cooperative Learning methodology had a positive impact on the way students interact with each other, making them, from the socialization and sharing of knowledge obtained, more cooperative individuals within the classroom, so that it was also possible to generate a greater interest in the study of insects.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69998
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_rltvieira.pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.