Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69995
Tipo: TCC
Título: Montessori e a autonomia da criança: uma leitura da obra pedagogia científica
Título em inglês: Montessori and the child's autonomy: a reading of the work scientific pedagog
Autor(es): Melo, Beatriz Gadelha
Orientador: Loureiro Júnior, Eduardo Américo Pedrosa
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Liberdade;Montessori;Autonomia
Data do documento: 2022
Citação: MELO, Beatriz Gadelha. Montessori e a autonomia da criança: uma leitura da obra pedagogia científica. Orientador: Eduardo Américo Pedrosa Loureiro Júnior. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do método Montessori para a construção da autonomia da criança a partir da obra "Pedagogia científica: a descoberta da criança”. Entende-se que a autonomia é um conceito amplamente difundido na educação e é muito utilizada no dia-a-dia da sala de aula. Em vista disso, percebe-se a importância de compreender a aplicação desse termo na perspectiva de Maria Montessori, educadora, médica e pedagoga italiana. O interesse neste tema justifica-se pelas vivências da autora como assistente de educação infantil na rede municipal de Fortaleza, que se articula com a curiosidade da mesma em aprofundar os estudos acerca do trabalho desenvolvido por Montessori. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a fim de, primeiramente, localizar a obra da estudiosa italiana mais relevante para tratar do assunto, para em seguida realizar uma análise da mesma. Conclui-se com este estudo que a liberdade, os materiais, o ambiente e o professor são elementos abordados pela educadora italiana em seu livro, que contribuem significativamente para a construção de crianças autônomas.
Abstract: The present study aims to analyze the contributions of the Montessori method to the construction of the child's autonomy from the work "Scientific Pedagogy: the discovery of the child". in the day-to-day classroom. In view of this, the importance of understanding the application of this term from the perspective of Maria Montessori, Italian educator, physician and pedagogue is perceived. The interest in this theme is justified by the experiences of the author as a child education assistant in the municipal network of Fortaleza, which is articulated with her curiosity to deepen the studies about the work developed by Montessori. The methodology used was the bibliographical research in order to, firstly, locate the work of the most relevant to deal with the subject, to then carry out an analysis of the same. It is concluded with this study that freedom, materials, environment and teacher sor are elements addressed by the Italian educator in her book, which contribute significantly to the construction of autonomous children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69995
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_bgmelo.pdf180,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.