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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorSousa, Francisca Andrelina Freitas de-
dc.date.accessioned2023-01-04T19:12:55Z-
dc.date.available2023-01-04T19:12:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisca Andrelina Freitas de. O processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: um estudo bibliográfico. Orientadora: Maria José Barbosa. 2022. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69993-
dc.description.abstractThe Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a disorder that affects many children in the developmental stages, being increasingly common in schools. The behavioral characteristics of this disorder tend to result in learning difficulties in children with ADHD. This study aims to understand the literacy process of children with ADHD, since literacy are complex learning processes, which are of utmost importance throughout life. To achieve this goal, the research had as theoretical basis Teixeira (2019), Fitó (2012), Muszkat, Miranda and Rizzutti (2012), in addition to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5 (2014) to present the main characteristics of the disorder, in Magda Soares (2022, 2021), Costa Val (2006), among other authors to describe the learning process of reading and writing, and theorists of cognitive neuroscience such as Cosenza and Guerra (2011) and Amaral and Guerra (2020) to present the characteristics of the higher functions required in literacy and its influence on learning. The bibliographic and documentary methodology (SEVERINO, 2013) was adopted for this research, with data collection from books, articles and documents that address the topic. Based on this, it was observed in the results achieved the importance of inclusive practices and the role of the teacher in literacy of children with ADHD, in addition to the need for more studies on ADHD in teacher training, not only in continuing education, but also its inclusion in initial training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.titleO processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade acomete muitas crianças nas fases de desenvolvimento, sendo cada vez mais frequente nas escolas. As características comportamentais deste transtorno tendem a resultar em dificuldades na aprendizagem de crianças com TDAH, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, dado que a alfabetização e o letramento tratam-se de processos complexos de aprendizagem, de suma importância no decorrer de toda a vida. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa teve como base teórica Teixeira (2019), Fitó (2012), Muszkat, Miranda e Rizzutti (2012), além do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (2014) para apresentar as principais características do transtorno, em Magda Soares (2021, 2022), Costa Val (2006), dentre outros autores para descrever o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, e teóricos da neurociência cognitiva como Cosenza e Guerra (2011) e Amaral e Guerra (2020) para apresentar as características das funções superiores requeridas na alfabetização e sua influência na aprendizagem. Adotamos para essa pesquisa a metodologia bibliográfica e documental (SEVERINO, 2013), sendo feito levantamento de dados a partir de livros, artigos e documentos que abordam a temática. Partindo disso observou-se nos resultados alcançados a importância de práticas inclusivas e do papel do professor na alfabetização e letramento de crianças com TDAH, além da necessidade de mais estudos sobre TDAH na formação dos professores, não só na formação continuada, mas também sua inclusão na formação inicial.pt_BR
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