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Tipo: TCC
Título: O processo de alfabetização de crianças com dislexia nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Rafaela Vitória Linhares da
Barbosa, Maria José
Palavras-chave: Dislexia;Alfabetização;Inclusão;Dyslexia;Inclusion;Literacy
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Rafaela Vitória Linhares da; BARBOSA, Maria José. O processo de alfabetização de crianças com dislexia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 21 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A alfabetização é essencial na vida de uma pessoa; indo muito além de codificar e decodificar palavras, ela faz parte de toda uma prática social de uma sociedade. Infelizmente, nem todos passam pelo processo de alfabetização da mesma maneira, pois enquanto uns aprendem de forma mais simples, outros apresentam uma dificuldade maior em desenvolver todas as habilidades de leitura e escrita, precisando de intervenções diferenciadas para alcançarem a aprendizagem. Este trabalho se propõe a refletir sobre a Dislexia, um Transtorno de Desenvolvimento da Aprendizagem, e a apresentar sugestões de estratégias metodológicas que colaborem na tarefa de alfabetizar a todos. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, apresentando-se conceitos de autores como Soares (2004, 2020), Soares e Batista (2005), Hudson (2019) e Teles (2004) e baseando-se em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (2013) e a Classificação Internacional de Doenças CID 11 (2022); lançou-se mão também de sites importantes de associações de Dislexia no Brasil, como a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e o Instituto ABCD. O objetivo do estudo foi de compreender como se dá o processo de alfabetização de crianças com Dislexia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, descrevendo como é essa passagem, apresentando as dificuldades encontradas por essas crianças na apropriação da leitura e escrita e propondo estratégias que possam ser utilizadas pelo professor que auxilie a criança disléxica no seu processo de aprendizagem.
Abstract: Literacy is essential in a person's life, going far beyond encoding and decoding words, it is part of a society's entire social practice . Unfortunately, not everyone goes through the literacy process in the same way, while some learn more simply, others have greater difficulty in developing all reading and writing skills, requiring different interventions to achieve learning. This work proposes to reflect on Dyslexia,a Developmental Learning Disorder and presents suggestions for methodological strategies that collaborate in this task of teaching everyone to read and write. Bibliographic research was used as a methodology. Presenting concepts from authors such as Soares (2004, 2020), Soares and Batista (2005), Hudson (2019) and Teles (2004) and based on documents such as The National Common Curricular Base (2018), the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-5 (2013) and International Classification of Diseases ICD 11(2022) and important websites of dyslexia associations in Brazil, such as Associação Brasileira de Dyslexia (ABD) and Instituto ABCD. The objective of the study was to understand how the literacy process of children with Dyslexia takes place in the early years of elementary school, describing how this passage is, presenting the difficulties encountered by these children in the appropriation of reading and writing and proposing strategies that can be used by the teacher to help the dyslexic child in their learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69961
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