Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69899
Tipo: TCC
Título: Cinegeografia: uso didático de cenas de filmes nas aulas da EMEIF Complexo Escola Setor C1, Paraipaba, CE
Autor(es): Mota, Francisco Arley Pinto
Palavras-chave: Ensino;Geografia;Dispersão;Inovação;Cinema
Data do documento: 2022
Citação: MOTA, Francisco Arley Pinto. Cinegeografia: uso didático de cenas de filmes nas aulas da EMEIF Complexo Escola Setor C1, Paraipaba, CE. 2022. 32f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Diante das dificuldades dos docentes em Geografia na busca de estratégias para enfrentar a dispersão e a falta de atenção dos alunos, este estudo explorou uma alternativa nas possibilidades didáticas do uso do cinema. Buscou-se aqui descrever um conjunto de atividades que correlacionavam conteúdos selecionados e cenas de filmes nas aulas de Geografia para alunos de 9° ano da EMEIF Complexo Escolar Setor-C1, Paraipaba, Ceará. O objetivo geral foi estabelecer uma relação mais literal dos alunos com sua vivência exterior utilizando o recorte audiovisual, através do uso do cinema, como também implementar uma ação mais atrativa e ao mesmo tempo efetiva, tendo como premissa a possível associação imaginativa dos alunos, em razão das cenas exibidas atreladas ao estudo teórico anterior. Como processos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em artigos e periódicos relacionados à área do ensino de geografia e linguagem cinematográfica. Foi realizada uma sequência didática com introdução da temática, tratamento didático com aulas expositivas e problematização com apresentação de 5 cenas que abarcavam os assuntos trabalhado com a sistematização do conteúdo. A natureza da pesquisa em questão refere-se a uma busca documental seguindo a análise experimental. Realizou como parte da sequência uma atividade avaliativa com o preenchimento de formulário. O presente estudo revela o extremo grau de dificuldades que enfrentam os docentes de geografia perante as salas de aula, e dessa maneira busca estimular a inovação do professor, instigando possíveis rupturas que deve existir nas escolas da educação básica quanto ao ensino monótono, com foco no ser docente enquanto propositor de novas metodologias de ensino. Desse modo, pretende-se com esse estudo mostrar as diversas possibilidades de práticas de ensino que o professor detém enquanto ser regente das aulas.
Abstract: Faced with the difficulties of teachers in Geography in the search for strategies to face the dispersion and lack of attention of students, this study explored an alternative in the didactic possibilities of using cinema. The aim here is to describe a set of activities that correlated selected contents and movie scenes in Geography classes for 9th grade students at EMEIF Complexo Escolar Setor-C1, Paraipaba, Ceará. The general objective was to establish a more literal relationship between the students and their outside experience using the audiovisual clipping, through the use of cinema, as well as to implement a more attractive and at the same time effective action, having as a premise the possible imaginative association of the students, in reason for the scenes shown linked to the previous theoretical study. As methodological processes, a bibliographical research was developed in articles and periodicals related to the teaching of geography and cinematographic language. A didactic sequence was carried out with the introduction of the theme, didactic treatment with expository classes and problematization with the presentation of 5 scenes that covered the subjects worked with the systematization of the content. The nature of the research in question refers to a documentary search following the experimental analysis. As part of the sequence, an evaluative activity was carried out by filling out a form. The present study reveals the extreme degree of difficulties that geography teachers face in the classroom, and thus seeks to stimulate teacher innovation, instigating possible ruptures that must exist in basic education schools in terms of monotonous teaching, with a focus on to be a teacher while proposing new teaching methodologies. Thus, the aim of this study is to show the various possibilities of teaching practices that the teacher has as a conductor of the classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69899
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_fapmota.pdf.pdf504,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.