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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Lorena da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T14:43:23Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T14:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Lorena da Rocha. O programa de extensão “Apoio aos processos de subjetivação e Educação Indígena – APSEI” e suas contribuições às lutas dos povos indígenas no Ceará. Orientador: José Mendes Fonteles Filho. 2022. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69895 | - |
dc.description.abstract | This paper seeks to point out some of the contributions that the extension program "Support for Subjectivation Processes and Indigenous Education - APSEI", under the coordination of Professor Babi Fonteles, has offered to the struggles of indigenous peoples in Ceará. The production of cartographies (ROMAGNOLI, 2009; PASSOS, KASTRUP & ESCÓSSIA, 2009; FONTELES FILHO, 2015) was chosen as a research method, allied to institutional analysis (ALTOÉ, 2004) and document analysis (CELLARD, 2012; PIMENTEL, 2001; SÁ-SILVA, ALMEIDA & GUINDANI, 2009), as well as recording in field diaries (BOGDAN; BIKLEN, 1994; LOURAU, 1993) and participant-observation (LAPLANTINE, 2003). In the text, we present the concept of university extension (GADOTTI, 2017; FORPROEX, 2012; FREIRE, 1985) and further on, we include a brief history of the relationship that the Brazilian State has established with indigenous peoples through legislation and official documents, in addition to situating Torém as an essential cultural practice in the processes of ethnic self-recognition of the Tremembé people (OLIVEIRA JUNIOR, 1998). We present the history of the Tremembé Differentiated Education - EDITE, told from the production of the Tremembé themselves and the experience of the teacher Babi Fonteles (FONTELES FILHO; CABRAL; NASCIMENTO; MALAQUIAS, 2014). Then, we demonstrate the actions that APSEI has been developing, since its creation, with indigenous peoples, with special emphasis on the teacher training courses offered at UFC: the Tremembé Indigenous Teaching - MIT (medium level) and the Higher Tremembé Indigenous Teaching - MITS; and the CUIAMBÁ, offered by UVA, as well as the recent achievements of the Tremembé people. The field diaries assume a central position in the construction of the text, because they are the portrait of the experiences of the field research, demonstrating the construction of the researcher's own identity, while narrating the achievements and organization of the Tremembé people. Finally, we consider that extensionist practice as a way to produce shared knowledge is essential to contribute to the struggles of indigenous peoples, who have been occupying more and more spaces. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação diferenciada | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Produção de cartografias | pt_BR |
dc.title | O programa de extensão “Apoio aos processos de subjetivação e Educação Indígena – APSEI” e suas contribuições às lutas dos povos indígenas no Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho busca apontar algumas das contribuições que o programa de extensão “Apoio aos Processos de Subjetivação e Educação Indígena - APSEI”, sob coordenação do professor Babi Fonteles, tem oferecido às lutas dos povos indígenas no Ceará. A produção de cartografias (ROMAGNOLI, 2009; PASSOS, KASTRUP & ESCÓSSIA, 2009; FONTELES FILHO, 2015) foi escolhida como método de pesquisa, aliada à análise institucional (ALTOÉ, 2004) e à análise documental (CELLARD, 2012; PIMENTEL, 2001; SÁ-SILVA, ALMEIDA e GUINDANI, 2009), assim como o registro nos diários de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1994; LOURAU, 1993) e a observação-participante (LAPLANTINE, 2003). No texto, apresentamos o conceito de extensão universitária (GADOTTI, 2017; FORPROEX, 2012; FREIRE, 1985) e mais adiante, incluímos um breve histórico da relação que o Estado brasileiro tem estabelecido com os povos indígenas por meio da legislação e de documentos oficiais, além de situar o Torém como prática cultural imprescindível nos processos de auto reconhecimento étnico do povo Tremembé (OLIVEIRA JUNIOR, 1998). Apresentamos a história da Educação Diferenciada Tremembé - EDITE, contada a partir da produção dos próprios Tremembé e da vivência do professor Babi Fonteles (FONTELES FILHO; CABRAL; NASCIMENTO; MALAQUIAS, 2014). Em seguida, demonstramos as ações que o APSEI vem desenvolvendo, desde sua criação, com os povos indígenas, com especial destaque para os cursos de formação de professores ofertados na UFC: o Magistério Indígena Tremembé - MIT (nível médio) e o Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS; e para o CUIAMBÁ, ofertado pela UVA, assim como as recentes conquistas do povo Tremembé. Os diários de campo assumem uma posição central na construção do texto, pois são o retrato das vivências da pesquisa em campo, demonstrando a construção da própria identidade de pesquisadora, ao mesmo tempo em que narra as conquistas e organização do povo Tremembé. Por fim, consideramos que a prática extensionista como um caminho para a produção de conhecimento compartilhado é imprescindível para a contribuição às lutas dos povos indígenas, que vem ocupando cada vez mais espaços. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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