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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69876
Tipo: | TCC |
Título: | Modelagem computacional de aterro sobre solo mole reforçado com geossintéticos |
Autor(es): | Menezes, Samuel Torres |
Orientador: | Medeiros, Marcio Avelino de |
Palavras-chave: | Solos moles;Reforço;Geogrelha;Modelagem numérica;Simulação numérica |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MENEZES, Samuel Torres. Modelagem computacional de aterro sobre solo mole reforçado com geossintéticos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69876. Acesso em: |
Resumo: | A execução de aterros sobre solos moles pode ser considerado como um desafio da engenharia geotécnica, devido aos riscos de elevados recalques e rupturas que podem ocorrer, desde a construção, proporcionados pela baixa capacidade de suporte ao longo período de adensamento associado a esse tipo de solo. Em virtude disso, soluções que proporcionem um aumento na estabilidade e capacidade de carga dessas obras são imprescindíveis à sua segurança. A utilização de material geossintético como reforço vem se tornando uma maneira economicamente viável em obras desse tipo, devido a sua elevada resistência ao cisalhamento. Este trabalho apresenta um estudo do comportamento de um aterro sobre solo mole reforçado com geogrelha na interface aterro-solo mole, realizado a partir de uma modelagem computacional via método dos elementos finitos. Foram realizadas análises dos deslocamentos verticais, e do fator de segurança para 3 cenários distintos, e utilizando geogrelhas com diferentes resistências. Os resultados mostraram que para alguns casos a utilização do reforço proporcionou uma redução nos deslocamentos e também um incremento no fator de segurança do aterro. |
Abstract: | The execution of embankments on soft soils can be considered a challenge for geotechnical engineering, due to the risks of high settlements and ruptures that can occur, since construction, provided by the low support capacity over the long period of consolidation associated with this type of soil. As a result, solutions that provide an increase in the stability and load capacity of these works are essential for their safety. The use of geosynthetic material as reinforcement has become an economically viable way in works of this type, due to its high shear resistance. This work presents a study of the behavior of an embankment on soft soil reinforced with geogrid at the embankment-soft soil interface, carried out from a computational modeling via the finite element method. Analyzes of the vertical displacements and the safety factor were carried out for 3 different scenarios, using geogrids with different resistances. The results showed that for some cases the use of reinforcement provided a reduction in displacements and also an increase in the landfill safety factor. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69876 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias |
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