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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69844
Tipo: | TCC |
Título: | Uma nova abordagem para a educação financeira: analisando o perfil de conhecimento dos discentes da FEAAC |
Autor(es): | Oliveira, João Lucas de Castro |
Orientador: | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da |
Palavras-chave: | Educação financeira;Finanças pessoais;Investimentos - Economia |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, J. L. C. Uma nova abordagem para a educação financeira: analisando o perfil de conhecimento dos discentes da FEAAC. 2022. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A educação financeira vem se tornando cada vez mais uma ferramenta fundamental para os agentes interativos de uma economia, as relações financeiras estão cada vez mais complexas e dinâmicas, dessa forma, através do conhecimento e das experiências práticas é possível tomar melhores decisões em relação ao consumo, investimento e planejamento financeiro pessoal. A pesquisa S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey (Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s) baseada em entrevistas realizadas em 2014 com mais de 150 mil adultos, sendo um dos mais extensos estudos sobre educação financeira no mundo mostra que o Brasil se encontra na 74ª posição no ranking global de educação financeira, a falta de educação financeira nas escolas, universidades, empresas, ciclo de amigos/familiares e demais ambientes gera externalidades negativas para o país como um todo, dentre elas uma população endividada, que investe pouco e mal, sem visão de longo prazo, sem conhecimento para gerir suas finanças pessoais ou familiares e que constantemente é influenciada por vieses comportamentais, ressalta-se que aprender e ter experiências ligadas ao tema é a principal forma de melhorar essa realidade. O objetivo do trabalho é analisar o perfil de conhecimento sobre educação financeira dos discentes da FEAAC, de todos os semestres e cursos, através de um questionário que possui trinta e duas perguntas estruturadas através de uma nova abordagem para a Educação Financeira, subdividindo-a em quatro subtemas (finanças pessoais, economia, investimentos e finanças comportamentais). A amostra possui 125 observações e foi tratada através dos softwares R Studio e R Markdown, os principais pacotes utilizados para a manipulação e visualização dos dados foram o tidyverse o plotly. A partir da análise dos dados, é possível notar que os entrevistados que julgam possuir um alto conhecimento sobre educação financeira possuem uma tendência em destinar um maior percentual da sua renda para poupar e investir, preocupam-se pouco com despesas e compromissos financeiros no ambiente familiar, investem em renda fixa e renda variável e possuem uma reserva de emergência mais sólida para eventuais problemas financeiros. Os entrevistados que possuem um menor nível de educação financeira tendem a não destinar um percentual da sua renda para poupar e investir e não possuem uma reserva de emergência, ademais, através das informações foi estruturado o perfil médio de conhecimento dos discentes da FEAAC, referente ao âmbito da educação financeira. |
Abstract: | This Financial education is becoming more and more a fundamental tool for the interactive agents of an economy, financial relations are increasingly complex and dynamic, in this way, through knowledge and practical experiences it is possible to make better decisions regarding consumption, investment and personal financial planning. The S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey is based on interviews conducted in 2014 with more than 150,000 adults and is one of the most extensive studies of financial literacy in the world. shows that Brazil is in the 74th position in the global ranking of financial education, the lack of financial education in schools, universities, companies, cycle of friends/family and other environments generates negative externalities for the country as a whole, among them a population indebted, who invest little and badly, without a long-term vision, without knowledge to manage their personal or family finances and who are constantly influenced by behavioral biases, it is taught that learning and having experienced experiences with the subject is the main way to improve this reality. The objective of this work is to analyze the profile of knowledge about financial education of FEAAC students, from all semesters and courses, through a lecture that has thirty two questions structured through a new approach to Financial Education, subdividing it into four subthemes (personal finance, economics, investments and behavioral finance). The sample has 125 observations and was treated through the R Studio and R Markdown software, the main packages used for the manipulation and visualization of the data were tidyverse or plotly. From the analysis of the data, it is possible to notice that the sheltered ones who thought they had a high knowledge about financial education tend to allocate a higher percentage of their income to saving and investing, they are little concerned with expenses and financial commitments in the family environment, invest in fixed income and variable income and have a more continuous emergency reserve for financial problems. Respondents who have a lower level of financial education tend not to allocate a percentage of their income to saving and investing and do not have an emergency reserve, moreover, through the information, the average profile of knowledge of FEAAC students was structured, referring to the scope of financial education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69844 |
Aparece nas coleções: | FINANÇAS - Monografias |
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