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Type: TCC
Title: Percursos e reflexões de uma futura bióloga: da universidade à área de atuação em histopatologia
Authors: Oliveira, Bruna Gomes da Silva
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: História de vida;Perfil profissional;Estágio;Bacharelado;Área da saúde
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, Bruna Gomes da Silva. Percursos e reflexões de uma futura bióloga: da universidade à área de atuação em histopatologia. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Através de uma análise com base na perspectiva de teoria crítica de currículo, explorei os meus percursos como uma estudante de bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Ceará. Perpassando as vivências de caloura até a atuação como bióloga na patologia, refleti sobre caminhos trilhados e não trilhados, discuti estratégias de permanência e autonomia do meio acadêmico e fora dele. Ao recordar os quase seis anos dessa trajetória exponho neste trabalho as experiências que moldaram minha formação e os principais desafios que enfrentei durante a graduação. Com o objetivo de abordar e debater, por meio de relatos pessoais, questões que abrangem os estudantes como o desenvolvimento do perfil e identidade profissional, a importância do estágio e a inserção no mercado de trabalho. Constatei que a transgressão da estrutura curricular, somados a vivencias extracurriculares permite a construção do ser biólogo em contraponto a uma formação inclinada a carreira acadêmica onde se preza mais teoria e pesquisa e pouco o oficio da profissão. Como resultado dessas reflexões a narrativa de história de vida me permitiu o gosto pela singularidade e o reconhecimento que o nosso contexto nos forma e define muito de nossas possibilidades, por outro lado somos nós quem atribuímos sentido e significado ao que vivenciamos. Foram as experiências de multidisciplinaridade como a patologia e a arte, permitiram minha sobrevivência no curso e possibilitaram perspectivas de atuação profissional.
Abstract: Through an analysis based on the perspective of critical curriculum theory, I explored my paths as a bachelor's student in Biological Sciences at the Federal University of Ceará. Going through my experiences from freshman to acting as a biologist in pathology, I reflected on paths taken and not taken, and discussed strategies of permanence and autonomy in the academic environment and outside it. When recalling the almost six years of this trajectory, I expose in this work the experiences that shaped my training and the main challenges I faced during graduation. With the objective of approaching and debating, through personal reports, issues that cover students such as the development of their professional profile and identity, the importance of the internship, and insertion in the job market. I found that the transgression of the curricular structure, added to extracurricular experiences, allows the construction of being a biologist in contrast to a training inclined to an academic career where more theory and research are valued and little the profession of the profession. As a result of these reflections, the life story narrative allowed me to enjoy the uniqueness and the recognition that our context shapes us and defines many of our possibilities, on the other hand, we are the ones who attribute meaning and meaning to what we experience. It was the multidisciplinarity experiences, such as pathology and art, that allowed me to survive in the course and provided perspectives for professional performance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69836
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