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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69828
Tipo: | Tese |
Título : | Descompassos e desmedidas: um retrato nassariano das identidades masculinas contemporâneas |
Autor : | Rocha, Marijara Oliveira da |
Tutor: | Lima, Stélio Torquato |
Palabras clave : | Gênero;Identidade;Masculinidades;Contemporaneidade;Literatura comparada;Raduan Nassar;Gender;Identity;Masculinities;Contemporaneity;Comparative Literature;Género;Identidad;Masculinidades;Contemporaneidad;Literatura Comparativa |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | ROCHA, Marijara Oliveira da. Descompassos e desmedidas: um retrato nassariano das identidades masculinas contemporâneas. Orientador: Stélio Torquato Lima. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | As alterações sofridas pelos padrões socioculturais relacionados ao “ser feminino” tiveram como desdobramento novos modelos do “ser masculino”, tendo em vista que todos os elementos envolvidos em qualquer organização social se influenciam mutuamente. Levando em consideração as transformações sociais que vêm ocorrendo nos moldes tradicionais que regulam as relações de gênero, esta pesquisa tem por objetivo ampliar o espectro da Crítica Feminista ao tomar como objeto de estudo a figura masculina das obras Lavoura Arcaica e Um copo de cólera, do escritor Raduan Nassar, em suas relações problemáticas com o universo patriarcal. Por meio da análise dessas duas obras, investigamos como as novas relações de gênero afastam-se e/ou mantêm vínculo com a tradição patriarcal. Principalmente, examinamos como os comportamentos masculinos parecem não mais se associar ao conceito de “masculinidade hegemônica”. Para tanto, trabalhamos com a observação da representação das figuras da mulher e do homem em obras selecionadas da literatura brasileira através de uma perspectiva comparatista; com a análise das relações interpessoais apresentadas entre os protagonistas nassarianos e aqueles com quem convivem (ou aqueles com quem decidem não conviver); e com a investigação da construção identitária dos personagens, sob a perspectiva dos estudos de gênero. No intuito de desenvolver nossas análises, a fundamentação teórica foi construída, sobretudo, por estudos relacionados à Teoria e à Crítica Literária Feminista, com destaque para pesquisas desenvolvidas por Elaine Showalter (1994), Edilene Ribeiro Batista (2006), Elódia Xavier (1998), Heloísa Buarque de Hollanda (1994), Simone de Beauvoir (2016), Gayatri Spivak (1994) e Hélène Cixous (2017). Outros nomes relevantes das Ciências Humanas também embasaram nossa pesquisa, como Stuart Hall (2011) e Pierre Bourdieu (2007), na Sociologia; Michel Foucault (2004), na Filosofia; Antonio Candido (2006) e Leyla Perrone-Moisés (2016), na Crítica Literária; Malvina E. Muszkat (2018) e Sócrates Nolasco (2006), nas áreas de Psicologia e Psicoterapia. Além dos estudiosos elencados, o método comparativista que orienta nosso trabalho nos levou ao diálogo com a obra de ícones da literatura nacional. |
Abstract: | The changes suffered by the sociocultural patterns related to “being female” resulted in new models of “being male”, considering that all the elements involved in any social organization mutually influence each other. Taking into account the social transformations that have been taking place in the traditional molds that regulate gender relations, this research aims to broaden the spectrum of Feminist Criticism by taking as its object of study the male figure in the books Lavoura Arcaica (Archaic Farming) and Um Copo de Cólera (A Glass of Anger), written by Raduan Nassar, in his problematic relations with the patriarchal universe. Through the analysis of these two works, we investigate how the new gender relations move away from and/or maintain a link with the patriarchal tradition. Mainly, we examine how male behaviors seem to no longer be associated with the concept of “hegemonic masculinity”. In order to do this, we work with the observation of the representation of the figures of women and men in selected works of Brazilian literature through a comparative perspective; with the analysis of the interpersonal relationships presented between the Nassarian protagonists and those with whom they live (or those with whom they decide not to live); and with the investigation of the identity construction of the characters, from the perspective of gender studies. In order to develop our analyses, the theoretical foundation was built, above all, by studies related to Feminist Literary Theory and Criticism, with emphasis on researches developed by Elaine Showalter (1994), Edilene Ribeiro Batista (2006), Elódia Xavier (1998), Heloísa Buarque de Hollanda (1994), Simone de Beauvoir (2016), Gayatri Spivak (1994) and Hélène Cixous (2017). Other relevant names in the Human Sciences also supported our research, such as Stuart Hall (2011) and Pierre Bourdieu (2007), in Sociology; Michel Foucault (2004), in Philosophy; Antonio Candido (2006) and Leyla Perrone-Moisés (2016), in Literary Criticism; Malvina E. Muszkat (2018) and Sócrates Nolasco (2006), in the areas of Psychology and Psychotherapy. In addition to the scholars listed, the comparative method that guides our work led us to dialogue with the work of icons of national literature. |
Resumen en español: | Los cambios sufridos por los patrones socioculturales relacionados con el “ser mujer” dieron como resultado nuevos modelos del “ser hombre”, considerando que todos los elementos que intervienen en cualquier organización social se influyen mutuamente. Teniendo en cuenta las transformaciones sociales que se han venido produciendo en los moldes tradicionales que regulan las relaciones de género, esta investigación pretende ampliar el espectro de la Crítica Feminista tomando como objeto de estudio la figura masculina de las obras Lavoura Arcaica y Um Copo de Cólera, del escritor Raduan Nassar, en sus problemáticas relaciones con el universo patriarcal. A través del análisis de estas dos obras, investigamos cómo las nuevas relaciones de género se alejan y/o mantienen un vínculo con la tradición patriarcal. Principalmente, examinamos cómo los comportamientos masculinos parecen no estar más asociados con el concepto de “masculinidad hegemónica”. Para lograrlo, trabajamos con la observación de la representación de las figuras de mujeres y hombres en obras seleccionadas de la literatura brasileña a través de una perspectiva comparada; con el análisis de las relaciones interpersonales que se presentan entre los protagonistas nassarianos y aquellos con quienes conviven (o con quienes deciden no convivir); y con la investigación de la construcción identitaria de los personajes, desde la perspectiva de los estudios de género. Para desarrollar nuestros análisis, la base teórica fue construida, sobre todo, por estudios relacionados con la Teoría y Crítica Literaria Feminista, con énfasis en las investigaciones desarrolladas por Elaine Showalter (1994), Edilene Ribeiro Batista (2006), Elódia Xavier (1998), Heloísa Buarque de Hollanda (1994), Simone de Beauvoir (2016), Gayatri Spivak (1994) y Hélène Cixous (2017). Otros nombres relevantes en las Ciencias Humanas también apoyaron nuestra investigación, como Stuart Hall (2011) y Pierre Bourdieu (2007), en Sociología; Michel Foucault (2004), en Filosofía; Antonio Candido (2006) y Leyla Perrone-Moisés (2016), en Crítica Literaria; Malvina E. Muszkat (2018) y Sócrates Nolasco (2006), en las áreas de Psicología y Psicoterapia. Además de los estudiosos enumerados, el método comparativo que guía nuestro trabajo nos llevó a dialogar con la obra de íconos de la literatura nacional. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69828 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
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