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dc.contributor.advisorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.contributor.authorOliveira, Rogério Paes de-
dc.date.accessioned2022-12-20T15:53:14Z-
dc.date.available2022-12-20T15:53:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rogério Paes de. Trabalho, corpo e formação humana: um exame sobre o complexo social da educação física em concepções pedagógicas no Brasil. Orientador: Valdemarin Coelho Gomes. 2022. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69817-
dc.description.abstractBrazilian physical education presents a varied chart of concepts and prepositions in an attempt to answer what is physical education and what is its social function. Among these conceptions and approaches, we can notice that three large groups emerge. The first concerns the biological determination of the body and the social function of physical education, the second refers to the determination of consciousness; and the third group, to physical education as body language. In this sense, discussing physical education as a complex of the social being means understanding, in its details, the ontological genesis of physical education and how it becomes part of the activity of forming the social being, which makes us concretely question: The action body in the vital activity of work makes physical education a social complex? And what is the relation of autonomy and dependence to the work complex that physical education has? This research aims to examine physical education as a social complex, scrutinizing how the participation of bodily action in the act of work makes work a determining factor in the production of the body. To underpin this understanding, we have, with a theoretical-philosophical-methodological foundation, the assumptions of Historical Materialism, founded by Karl Marx and Friedrich Engels, as well as its ontological recovery, made by the Hungarian revolutionary theorist György Lukács. Thus, we defend the present thesis of bodily need and physical education as necessary in the act of work. Following Marx and Engels, we believe that the production of existence is the key to understanding the historical and provisional essence of social being.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectOntologia do ser socialpt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.titleTrabalho, corpo e formação humana: um exame sobre o complexo social da educação física em concepções pedagógicas no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação física brasileira apresenta um variado cardápio de concepções e preposições na tentativa de responder o que é educação física e qual a sua função social. Dentre essas concepções e abordagens, podemos notar que emergem três grandes grupos. O primeiro diz respeito à determinação biológica do corpo e da função social da educação física, o segundo se refere à determinação da consciência; e o terceiro grupo, à educação física enquanto linguagem corporal. Nesse sentido, discutir a educação física como um complexo do ser social significa compreender, nos seus pormenores, a gênese ontológica da educação física e como ela passa a integrar a atividade de formação do ser social, o que nos coloca concretamente a questionar: A ação corporal na atividade vital do trabalho torna a educação física um complexo social? E qual a relação de autonomia e dependência ao complexo do trabalho que possui a educação física? A presente pesquisa possui como objetivo examinar a educação física como um complexo social, perscrutando como a participação da ação corporal no ato do trabalho, torna o trabalho fator determinante na produção do corpo. Para alicerçar esse entendimento, possuímos com embasamento teórico-filosófico-metodológico os pressupostos do Materialismo Histórico, fundado por Karl Marx e Friedrich Engels, assim como a sua recuperação ontológica, feita pelo teórico revolucionário húngaro György Lukács. Desse modo, defendemos a presente tese da necessidade corporal e da educação física como necessária no ato do trabalho. Na esteira de Marx e Engels, acreditamos que a produção da existência é a chave para compreendermos a essência histórica e provisória do ser social.pt_BR
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